Página inicial > Brasília > Projeto interdisciplinar do Campus Brasília promove “Ação do bem”

Projeto interdisciplinar do Campus Brasília promove “Ação do bem”

Criado: Quinta, 04 de Outubro de 2012, 14h30 | Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2012, 14h30 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2497

“Ação do Bem” é um projeto Interdisciplinar de Ensino e Extensão de Educação Cidadã que está sendo desenvolvido por alunos dos cursos Técnicos em Eventos e em Informática do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) e visa promover ações fora da instituição.

Estudantes dos cursos Técnicos em Eventos e Informática se preparam para pintarem rostos no dia da Festa das Crianças.

A idealizadora e promotora do projeto, professora Vanessa de Assis Araújo, ratifica o objetivo do projeto. “A ideia é oportunizar atividades escolares para além dos muros do IFB, no quesito Educação Profissional, Cidadã, Humanista e de voluntariado para um mundo melhor, bem como propor conscientização e reflexão sobre demandas sociais existentes no DF que podem ser atendidas por meio de ações conjuntas”, afirma.

No mês passado, a equipe do projeto iniciou os trabalhos de divulgação para arrecadação de doações para a creche Casa do Menino Jesus, distribuindo caixas com cartazes em diversos pontos do Campus Brasília e Reitoria do IFB. Esses materiais serão doados para a instituição filantrópica no dia 11 de outubro, véspera do dia das crianças.

Além da entrega das doações, a equipe do projeto está planejando uma festa para as crianças, que irá acontecer no dia 11, das 9h às 16h, com atividades culturais, educativas e de entretenimento. Para isso, foram criadas equipes de trabalho, de gestão geral e específicas,  responsáveis pelos segmentos gastronomia, arrecadação, divulgação, animação, decoração, elaboração de planejamento, cronogramas, relatórios, entre outros.

Outras ações

Segundo Vanessa, a execução do projeto é composta por três etapas: pré-evento, transevento e pós-evento, sendo que cada uma delas se constitui de diversas ações.

Como atividade do planejamento, foi realizada, nessa quarta-feira, 3 de outubro, uma oficina de pintura infantil, com a pedagoga do Brasília, Pollyana Martins. A proposta foi passar para os estudantes técnicas para que eles possam pintar os 130 rostos no dia da “Festa da Criança”. Além disso, a oficina certificou os discentes para contabilização de Atividades Complementares e enriquecimento de seus currículos.

Pollyana já atuou como professora voluntária e possui conhecimento e experiência com esse tipo de pintura. Vanessa aproveita para agradecer a participação da professora no projeto. “Agradecemos o excelente trabalho da Pollyana e aproveitamos para parabenizá-la pelo título de Mestre em Educação adquirido na semana anterior”, finaliza.