Teatro e Literatura se encontram no IFB: diálogos a partir de "Grande Sertão: Veredas"
No dia 10 de abril, o IFB Campus Brasília promoveu uma atividade cultural singular, envolvendo a obra-prima "Grande Sertão: Veredas", de João Guimarães Rosa. Essa atividade é um desdobramento da "Trilogia Grande Sertão: Veredas", monólogo encenado por Gilson de Barros, sob a direção do premiado Amir Haddad. O ator, nessa atividade no campus, trouxe aos estudantes trechos selecionados da produção teatral, que foi indicada ao Prêmio Shell Rio 2023 nas categorias Melhor Dramaturgia e Melhor Ator, oferecendo um recorte inovador da obra literária adaptada para o teatro.
A sessão contou com a presença de estudantes da Licenciatura em Dança e do Ensino Médio do IFB Campus Brasília, bem como alunos da Segunda Licenciatura em Letras do IFB Campus Ceilândia. Durante o evento, Gilson de Barros não apenas apresentou partes dos três espetáculos mas também compartilhou as estratégias utilizadas para se apropriar do texto original. Além disso, proporcionou uma discussão aprofundada sobre teatro, literatura e os complexos personagens e seus conflitos existenciais presentes na obra de Guimarães Rosa.
A professora Rosa Amélia, uma das coordenadoras da ação, expressou seu contentamento com o resultado da atividade, destacando o impacto significativo da leitura dramática na percepção dos estudantes: "Os alunos ficaram encantados e muito envolvidos durante a leitura dramática conduzida por Gilson. A conversa que se seguiu também foi rica, despertando neles um grande interesse em explorar e ler o texto original de Guimarães Rosa. Esse entusiasmo e desejo de aprofundamento por parte dos estudantes é, sem dúvida, um resultado valioso da atividade."
O encontro não apenas enriqueceu o conhecimento dos estudantes sobre um dos maiores clássicos da literatura brasileira mas também reforçou a importância da interdisciplinaridade e do diálogo entre diferentes campos do saber no ambiente acadêmico. A iniciativa reafirma o compromisso do IFB em oferecer uma educação que transcende o ensino tradicional, engajando os estudantes em experiências que ampliam suas perspectivas culturais e críticas.
Redes Sociais