Página inicial > Brasília > Aprendizagens sobre a administração pública em visita ao Senado Federal

Aprendizagens sobre a administração pública em visita ao Senado Federal

Criado: Quinta, 09 de Mai de 2024, 09h12 | Publicado: Quinta, 09 de Mai de 2024, 09h12 | Última atualização em Quinta, 09 de Mai de 2024, 10h32 | Acessos: 280
imagem sem descrição.

No dia 18 de abril, estudantes do segundo semestre do curso Tecnologia em Gestão Pública do IFB Campus Brasília, tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre Administração Pública com uma visita ao Senado Federal. Sob a orientação do professor Gustavo Filice de Barros, a experiência proporcionou aos estudantes uma visão prática dos conceitos discutidos em sala de aula.

Durante a visita, os alunos puderam percorrer espaços significativos como a Galeria do Senado, onde se depararam com a exposição "200 anos do Senado: O povo e o parlamento". Esse momento foi particularmente enriquecedor, pois ocorreu logo após uma discussão em sala sobre a criação do Senado pela primeira Constituição brasileira, promulgada em 1824 por Dom Pedro I.

A visita também foi uma ocasião para refletir sobre questões contemporâneas importantes, como a representatividade na política nacional. Os estudantes examinaram de perto a composição atual do Senado, notando a predominância de senadores homens, brancos e de classes sociais mais altas, contrastando com a diversidade do povo brasileiro.

Essa experiência no Congresso Nacional, por vezes chamado de "A casa do povo", ressaltou a discrepância entre os representantes e a realidade demográfica do país. Além disso, para muitos dos alunos, residentes do Distrito Federal, foi a primeira oportunidade de visitar o local onde são tomadas decisões que afetam suas vidas e a sociedade brasileira como um todo.

O IFB orgulha-se de oferecer aos seus estudantes experiências educativas que transcendem as fronteiras da sala de aula, preparando-os não apenas como futuros profissionais mas também como cidadãos conscientes e participativos na construção de um Brasil mais representativo e justo.