Página inicial > Brasília > IFB Campus Brasília apresenta projeto de gamificação na 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Criado: Quarta, 22 de Mai de 2024, 09h57 | Publicado: Quarta, 22 de Mai de 2024, 09h57 | Última atualização em Quarta, 22 de Mai de 2024, 12h03 | Acessos: 318
imagem sem descrição.

O IFB Campus Brasília participa da 25ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada entre os dias 20 e 23 de maio. Este evento, patrocinado pela Confederação Nacional de Municípios, reúne anualmente prefeitos, vereadores e gestores de todo o Brasil.

No IFB, a professora Katia Palomo tem pesquisado e trabalhado com "Serious Games", ou seja, jogos criados com propósitos educacionais, de treinamento ou de conscientização, indo além do mero entretenimento. Esses jogos oferecem uma plataforma prática para a simulação de cenários reais, auxiliando no desenvolvimento de habilidades e na tomada de decisões em diversas áreas, como a gestão pública.

No evento, o IFB está apresentando o “Cidade em Jogo”, que simula a gestão de uma cidade, permitindo aos participantes escolher e implementar políticas públicas. Esse jogo, de livre acesso, é utilizado no curso de Gestão Pública do IFB para ilustrar o processo decisório na administração, e serve como base de pesquisa na criação de jogos próprios, no LabINOVA.

A professora Katia Palomo comentou a experiência: "Conseguimos um estande na Marcha, sendo a única instituição educacional presente, para apresentar este jogo. Vários prefeitos, vereadores e gestores de diferentes estados já nos visitaram, e nossos estudantes de Gestão Pública e do Técnico em Desenvolvimento de Sistemas estão atuando como monitores. A recepção está sendo muito positiva”, afirmou.

A presença do IFB na Marcha proporciona uma valiosa oportunidade de divulgação do trabalho realizado pelos alunos e docentes, além de destacar a contribuição do IFB para a sociedade. Estudantes treinados pelo LabINOVA, após um processo seletivo, estão atuando em turnos das 8h às 18h, interagindo diretamente com gestores de diversas regiões do país. Essa iniciativa promove uma aprendizagem interativa e inovadora, integrando tecnologia e jogos como parte importante do processo educacional.