Página inicial > Brasília > IFB Campus Brasília participa da 16ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Criado: Segunda, 03 de Junho de 2024, 09h47 | Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2024, 09h47 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2024, 09h47 | Acessos: 177
imagem sem descrição.

O IFB Campus Brasília está marcando presença na 16ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolvido pelo Departamento de História. A iniciativa envolve docentes, alunos de pós-graduação e graduação e é constituída por seis fases de provas on-line e uma fase final presencial na Unicamp.

Neste ano, o IFB Campus Brasília participa com quatro equipes: Coloridinhas, Filhos não identificadas de Getúlio Vargas, Grito dos Excluídos e Trilósofos da História. As equipes são compostas por alunos do curso Técnico em Eventos integrado ao Ensino Médio (EMI) e do Proeja em Marketing, todas orientadas pelo professor de História Tarcísio Ribeiro.

Tarcísio informou que o IFB Campus Brasília está participando da Olimpíada Nacional de História do Brasil com quatro equipes, sendo três do EMI e uma do Proeja. No momento, três equipes estão na terceira fase. “Essa iniciativa é muito importante, pois proporciona aos estudantes uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos históricos, desenvolver habilidades críticas e de pesquisa, além de promover o trabalho em equipe”, afirmou.

Para Artem Lavrinocich, estudante do Proeja em Marketing, a participação na Olimpíada Nacional da História tem sido uma experiência enriquecedora: “É uma grande honra participar da Olimpíada! Esta competição oferece a oportunidade de compreender e analisar os acontecimentos históricos de diferentes perspectivas, o que é um desafio adicional para mim, pois o português não é minha língua materna”. Artem, que é russo, está cursando Marketing no IFB Campus Brasília. Sua equipe inclui mais uma estudante russa e outra venezuelana, destacando a importância dessa atividade na conexão com nossa história e promovendo um enriquecimento pessoal e acadêmico.

Maria Eduarda, aluna do 3º ano do Ensino Médio Integrado em Eventos, compartilha seu entusiasmo: “Incrível, é diferente de todas as outras olimpíadas e o sentimento de desafio aumenta gradativamente! Agradecemos muito a oportunidade de estar fazendo parte disso e buscando evoluir cada vez mais”.

A participação na ONHB não só enriquece o conhecimento histórico dos alunos mas também desenvolve habilidades críticas e analíticas importantes para a formação acadêmica e pessoal.

O IFB Campus Brasília orgulha-se do empenho e dedicação de seus estudantes e professores, ressaltando o valor dessa competição para a comunidade acadêmica.