Página inicial > Brasília > IFB Campus Brasília realiza oficinas de arrecadação para o IFestival Dança

IFB Campus Brasília realiza oficinas de arrecadação para o IFestival Dança

Criado: Terça, 04 de Junho de 2024, 14h55 | Publicado: Terça, 04 de Junho de 2024, 14h55 | Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2024, 15h26 | Acessos: 158

IFB Campus Brasília realiza oficinas de arrecadação para o IFestival Dança, que acontecem nos dias 6/6/24 e 7/6/24, no Instituto Federal de Brasília, e no dia 8/6/24, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek.

IFestival Dança

O IFestival Dança é um evento semestral realizado por estudantes e docentes da Área de Dança do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), Campus Brasília, gerido no componente curricular Práticas Integradoras e de Ensino IV, do Curso de Licenciatura em Dança, com enfoque em programações artísticas, culturais e educacionais. O evento faz parte do calendário acadêmico da instituição e acontece há mais de 12 anos, sendo realizado ao final de cada semestre letivo como culminância dos trabalhos desenvolvidos pelos componentes curriculares do curso bem como pelos trabalhos selecionados por meio de inscrição aberta a toda a comunidade do Distrito Federal. O evento é gratuito e aberto aos demais estudantes dos diversos cursos e campi do IFB e à comunidade externa, para que vivenciem uma programação rica de atividades envolvendo o campo da dança em sua amplitude.

A Dança transcende barreiras linguísticas e culturais, conectando-se diretamente com a diversidade de pessoas e expressões. O evento se justifica uma vez que a Dança é uma forma de comunicar e expressar ideias, emoções, sensações, abstrações etc. no compartilhamento coletivo. Somos, assim, convidados a expor pesquisas e vivências, por meio do movimento. A proposta é dialogar com o público em suas diversas ações programadas. Além disso, por ser um projeto de extensão, isto é, uma iniciativa que busca comunicar diretamente com a sociedade numa via de mão dupla entre o ensinar e o aprender os conhecimentos acadêmicos e populares, garante-se que a instituição pública brasileira realize sua vocação primeira, a de comunicação e integração com a sociedade.

O IFestival Dança permite aos participantes explorarem essa forma única de comunicação e expressão que envolve a dança em suas dimensões de produção de conhecimento corporalizado e de entretenimento. Proporciona-se um espaço artístico-pedagógico no qual os estudantes da Área de Dança podem compartilhar suas pesquisas, suas jornadas pessoais e suas descobertas por meio do movimento, convidando as pessoas artistas e aspirantes da cidade a participarem ativamente do processo. A diversidade de ações programadas, incluindo oficinas, apresentações, palestras e rodas de conversa, permite que o público vivencie a riqueza da dança em suas variadas dimensões. Dialoga com o público, oferecendo oportunidades para aprofundar o entendimento da dança, enriquecer a cultura artística e fortalecer os laços entre a instituição de ensino e a sociedade.

Entidade realizadora: Instituto Federal de Brasília – IFB Campus Brasília

Nome do responsável: Prof. Dr. Diego Pizarro e Prof. Ms. Jefferson Figueiredo

E-mails para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

LInk para inscrição: https://linktr.ee/ifestivaldanca?utm_source=linktree_profile_share

Data ou período do evento

• 1ª Etapa IFestival Dança

15/6 – 19h30 às 21h30 – Teatro Paulo Autran – Sesc Taguatinga Norte

16/06 – 18h às 20h – Teatro Paulo Autran – Sesc Taguatinga Norte

• Oficinas pré-evento: 6/6, 7/6 e 8/6/24, no Instituto Federal de Brasília

e no Parque da Cidade Sarah Kubitschek

1. Oficina Movendo fora do eixo com Técnicas de Dança Moderna

com Diego Pizarro, dia 6 de junho – 12h às 14h (Instituto Federal de Brasília)

1. Oficina de Dança Clássica com Fauzi Mansur, dia 7 de junho – 12h às 14h (Instituto Federal de Brasília)
  2. Oficina “Abre-alas”: corpos e presenças no Frevo

com Jefferson Figueirêdo, dia 8 de junho – 10h às 12h (Parque da Cidade)

Local do evento:

Sesc Taguatinga (Taguatinga Norte) – St. B Norte CNB 12 Área Especial 2/3 – Taguatinga, Brasília/DF, 72115-125

Estimativa de público:

aproximadamente 400 pessoas em dois dias de evento.

Perfil do público:

estudantes e professores de artes em geral, amantes e aspirantes das artes, pessoas interessadas nas artes da cena, seja por interesse de aprendizagem e pesquisa, seja por entretenimento; estudantes e docentes da Área de Dança; estudantes, docentes e técnicos dos demais cursos do IFB; artistas da cena de Brasília, pesquisadores da área artística e pedagógica; público geral.

Coordenação geral: Jefferson Figueirêdo e Diego Pizarro

Núcleo Artístico: Francisca Lara, Lucas Araujo, Larissa Lamarck, Nátila Andrey, Rhavy Venturelle, Rômulo Santos, Thiago Adlyer

Núcleo Pedagógico: Daniele Macedo, Juliana Stefane, Lohana Gregorim, Luís Fernando, Marina Miranda, Mariana Xavier, Thais Lorrany

Núcleo de Produção Executiva: Breno Gladistony, Fabiana Coelho, Julia Souza de Oliveira, Mariana Amaral

Comunicação: Klícia Marques, Lorena Maciel, Maria Eduarda Sanção

Apoio: Sesc DF

Iluminação Cênica: Ana Quintas

Técnicos de palco, som e montagem: a definir.

Instagram: @ifestival_danca