Documentário "Águas Emendadas: constelação de nascentes" é exibido no campus
Na sexta-feira, 5 de julho, o IFB Campus Brasília promoveu a exibição do documentário "Águas Emendadas: constelação de nascentes". O evento foi direcionado aos estudantes Ensino Médio Integrado em Eventos e contou com a participação especial de dois pesquisadores envolvidos na criação do documentário: o professor e historiador Robson Eleutério, e o professor de Artes Adeilton Oliveira, do IFB.
Antes da exibição do vídeo, Robson Eleutério conversou com os estudantes sobre o tema, reforçando a necessidade de levarmos em conta os problemas socioambientais que afetam a região, tais como o parcelamento de terras, a monocultura, os poços artesianos e o desmatamento. De acordo com Robson, o território é precioso e é urgente aumentar o investimento e as ações voltadas para sua preservação.
Após a exibição do vídeo, Adeilton Oliveira destacou também a riqueza cênica indiscutível de Águas Emendadas, justificando o título do documentário como "constelação de nascentes". Além disso, ele ressaltou que o território, uma unidade de conservação, é fundamental para a manutenção do cerrado. O filme apresenta depoimentos de técnicos da unidade, atores de movimentos ambientais, poetas e arte-educadores, todos alertando para a ignorância e o desleixo populacional em relação à importância da Estação Ecológica de Águas Emendadas (ESECAE).
A exibição do documentário e as discussões subsequentes foram um convite à reflexão e um chamado à ação para a proteção do cerrado e das nascentes que formam essa constelação de vida e biodiversidade.
Redes Sociais