Página inicial > Brasília > Estudantes dos campi Brasília e Planaltina podem participar dos Jogos Digitais do DF

Criado: Terça, 30 de Julho de 2024, 14h39 | Publicado: Terça, 30 de Julho de 2024, 14h39 | Última atualização em Terça, 30 de Julho de 2024, 14h42 | Acessos: 561

Associação Moriá e o Ministério do Esporte convidam os estudantes do IFB dos campi Brasília e Planaltina para participarem do Circuito de Jogos Digitais do DF gratuitamente.  Os estudantes terão acesso a cinco modalidades de eSports, além da possibilidade de se certificar com até 12 cursos de iniciação profissional.

O Circuito de Jogos Digitais do DF é um programa que tem por finalidade a prática de diversas modalidades dos esportes digitais como ferramenta de desenvolvimento educacional, profissional e esportivo.

O Circuito Jedis DF é composto por cinco ciclos, cada um em duas instituições de ensino simultaneamente, que encerrará em março de 2025 com um campeonato de Jogos Eletrônicos entre os estudantes. As inscrições para o segundo ciclo serão abertas a partir desta segunda, 15, para os dois campi do IFB. Serão 180 vagas ofertadas para o IFB Campus Planaltina e 450 para o IFB Campus Brasília. As inscrições podem ser feitas na instituição ou pelo site https://www.matricula.associacaomoria.org/. As aulas terão início no dia 12 de agosto.

Ao longo do programa, os participantes terão aula uma vez por semana no próprio campus e terão acesso a 12 cursos profissionalizantes, além de optarem por um dos cinco cursos da modalidade esportiva, como Free Fire, Valorant, League of Legends e eFootball. Nas unidades contempladas serão estruturadas salas gamers para prática do esporte digital e experimentações profissionais. Cada sala será organizada com a montagem da infraestrutura padronizada, composta com equipamentos e acessórios gamers de alta performance, em quantidade e qualidade satisfatória, para atender aproximadamente 16 alunos por turma. Depois desse período, a capacitação será continuada por meio de uma plataforma EaD.

“O objetivo do projeto é apresentar os jogos eletrônicos não apenas como um jogo, mas sim como um ecossistema, co-relacionando as modalidades que trabalhamos, com diversas áreas de atuação, como por exemplo, a economia. Sabemos que hoje existe todo um mercado consumidor e provedor de jogos eletrônicos, onde existem muitas profissões associadas e o mercado tende a absorver essas profissões. Educacionalmente, pois hoje existe um conjunto de metodologias ativas que buscam justamente a participação dos alunos através da proposição de desafios e que exigem habilidades deles, fazendo com que eles tenham atividades mais prazerosas e que se identifiquem mais com essas atividades, trazendo um sentimento de pertencimento e corroborando também com as metodologias ativas, que hoje têm sido utilizadas pedagogicamente”, explica o coordenador pedagógico do Jedis, Sérgio Medeiros.

No caso dos cursos profissionalizantes, fazem parte da lista: Programação para Internet; Adobe Photoshop; Adobe Ilustrator; Adobe After Effects; Adobe Premiere; CapCut; Marketing Digital; Figma (Webdesign); Programação em Python; Programação em Unity; UX Design; Canva; E das modalidades esportivas: Jogos Eletrônicos: Origem e Evolução; Modalidades de Jogos Eletrônicos: MOBA: League of Legends; FPS: Valorant; Battle Royale; Free Fire; Simulador Esportivo: eFootball; Card Game: TeamFight Tatics.

Após o fim do último ciclo, em março de 2025, será realizado um evento final que, além de permitir a entrega dos certificados, também servirá para a realização de um torneio de games, com a participação de equipes integrantes das unidades educacionais que foram contempladas pelo JEDIS, cabendo ao corpo técnico a responsabilidade pela elaboração de todas as fases dessa competição. Ao todo, dez equipes compostas por 31 alunos-atletas serão distribuídos pelas cinco modalidades eSportivas. Vale ressaltar que no evento, todos os participantes serão agraciados com medalhas de participação e as equipes que ocuparem os três primeiros lugares, considerando a contagem geral de pontos, ganharão troféus.