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Uso do celular em sala de aula: reflexão e ação no IFB Campus Brasília

Criado: Quarta, 07 de Agosto de 2024, 10h28 | Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2024, 10h28 | Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2024, 10h28 | Acessos: 172
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No dia 5 de agosto, a Coordenação do Ensino Médio Integrado em Eventos reuniu todas as turmas no miniauditório para uma reflexão importante sobre o uso do celular em sala de aula. A palestra foi conduzida pelo professor Marcello Lasneaux, em conjunto com o convidado Fabrício Ofugi, que apresentaram dados relevantes sobre os impactos do uso excessivo de celulares na aprendizagem. A discussão foi motivada por uma preocupação crescente entre estudantes e docentes de que o uso indiscriminado desses dispositivos pode prejudicar o desenvolvimento das atividades escolares.

Durante o encontro, foram abordados temas como a divisão de atenção causada pelo uso de celulares e a média de horas diárias que os jovens passam diante de telas, estimada em cerca de sete horas por dia. O objetivo principal do evento, conforme destacado pela coordenadora do curso, professora Alice Watson, foi abrir um espaço para o diálogo e a conscientização. "A intenção foi iniciar uma conversa com vistas a um acordo. Queremos que nossas estudantes reflitam sobre o uso do celular para que a aprendizagem não seja interrompida", destacou a professora.

Ao final da discussão, as estudantes decidiram, por meio de votação, implementar uma autorregulação do uso de celulares em sala de aula. A proposta é que as próprias estudantes se conscientizem e monitorem o uso excessivo desses dispositivos entre as colegas, como forma de manter o foco nas atividades acadêmicas. Esse modelo será avaliado nas próximas semanas para verificar sua eficácia, e uma nova rodada de reflexões e ajustes poderá ocorrer, conforme necessário.

A ação reflete o compromisso do IFB Campus Brasília em promover um ambiente educativo mais consciente e produtivo, onde o diálogo e a participação ativa das estudantes são valorizados como ferramentas fundamentais para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.

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