Página inicial > Brasília > Palestra promove reflexão sobre direitos humanos no IFB Campus Brasília

Palestra promove reflexão sobre direitos humanos no IFB Campus Brasília

Criado: Quinta, 08 de Agosto de 2024, 15h17 | Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2024, 15h17 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2024, 15h17 | Acessos: 76

O Núcleo de Gênero e Diversidade (Nuged) do IFB Campus Brasília organizou, no dia 07 de agosto, a palestra intitulada "Diversidade: respeito e orgulho" para os estudantes do Ensino Médio Integrado em Informática. O evento contou com a participação de Michel Platini, presidente do Centro de Direitos Humanos do Distrito Federal (CDHDF), que abordou a importância do respeito aos direitos humanos na construção de uma sociedade mais justa e livre de violências.

Durante a palestra, Platini destacou as lutas do movimento LGBTQIAP+ por direitos que deveriam ser garantidos a todos, evidenciando como o preconceito e a discriminação contribuem para a violação desses direitos fundamentais. Ele também apresentou as ações oferecidas gratuitamente pelo CDHDF, como orientação e acompanhamento jurídico em casos de violações de direitos humanos. Para mais informações sobre o CDHDF, os interessados podem acessar as redes sociais: @centrodh e @michelplatinidf.

O professor Maxem Araújo, membro do Nuged, enfatizou a importância de o ambiente escolar ser acolhedor e inclusivo para todos, reforçando o papel da escola em promover reflexões que contribuam para o desenvolvimento humano. Pollyana Ribeiro, da Coordenação Pedagógica, complementou, ressaltando que os estudantes estão sendo preparados para o mundo do trabalho, em que condutas discriminatórias não são mais toleradas, especialmente em ambientes profissionais.

Com a palestra, os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância do respeito às diferenças na convivência em sociedade e compreenderam que racismo e LGBTfobia são crimes no Brasil.

O Nuged, criado pela Resolução nº 35/2023, é responsável por promover ações educativas, como palestras, cinedebates e rodas de conversa, voltadas para questões de gênero e diversidade sexual. A participação dos estudantes no Nuged é incentivada, e as reuniões acontecem às quintas-feiras, das 16h às 17h30, na sala do Nuged, localizada na última sala em frente ao espelho d'água no campus. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram do núcleo: @nuged.cbra.