Fortalecimento muscular para pessoas com parkinson é tema de palestra em Brasília
No dia 3 de agosto, a Associação Parkinson Brasília (APB) recebeu o professor Fábio Henrique Oliveira, do IFB Campus Brasília, e a fisioterapeuta professora Luiza Maire David Luiz para uma apresentação sobre a importância do fortalecimento muscular para pessoas com doença de Parkinson. O encontro reuniu cerca de 35 participantes, entre associados, familiares, cuidadores, profissionais de saúde e pesquisadores.
Durante a apresentação, foi destacado o papel crucial do fortalecimento muscular no manejo dos sintomas da doença de Parkinson, contribuindo para a melhora da mobilidade e da qualidade de vida dos pacientes. Além da palestra, foi distribuído um panfleto informativo que menciona um novo projeto em fase de concepção, voltado para o estudo dos benefícios do fortalecimento muscular em pessoas com Parkinson.
O professor Fábio Oliveira também coordena o projeto Estudo de Sinais Motores da Doença de Parkinson por meio de Sensores Capacitivos sem Contato, que conta com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e teve início em janeiro de 2024.
O evento fez parte das atividades semanais promovidas pela APB, que ocorrem todos os sábados, das 14h às 18h, e incluem fonoterapia, canto, exercícios fisioterápicos e palestras sobre temas de interesse para pessoas com Parkinson. Os encontros são finalizados com um lanche comunitário.
O projeto conta ainda com a participação do professor Eric Jefferson Matias Luz, do IFB Campus Brasília, e de profissionais de outras instituições, como Bárbara Gama da Silva, especialista em Educação Física, além de Luiza Luiz.
Interessados em colaborar com o projeto, seja por meio de relatos de experiência ou participação nas atividades da APB, podem manifestar interesse, pelo telefone (61) 99975-9058 ou pelo Instagram (@parkinsonbrasilia).
Sobre a Associação Parkinson Brasília
Fundada em 2005, a APB tem como missão oferecer um espaço de convivência e acolhimento para pessoas com Parkinson, seus familiares e cuidadores. A associação, em parceria com a Faculdade de Ceilândia (FCE) da Universidade de Brasília (UnB), participa de projetos de extensão nas áreas de fisioterapia e fonoaudiologia, como o coral ParkinSOM.
Os encontros da APB proporcionam aos participantes a oportunidade de realizar exercícios terapêuticos e obter informações atualizadas sobre a doença, sempre com foco no bem-estar e na qualidade de vida.
Redes Sociais