Página inicial > Brasília > Projeto Descobrindo Brasília realiza atividades para estudantes do curso Técnico em Eventos e para alunas do Programa Mulheres Mil

Criado: Quinta, 25 de Outubro de 2012, 15h48 | Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2012, 15h48 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2184

O dia de ontem (24/10) foi bem movimentado para o Projeto Descobrindo Brasília. Na parte da manhã, houve a visita guiada por atrativos turísticos do Roteiro Traço Monumental, acrescido do Santuário Dom Bosco e do Museu Vivo da Memória Candanga. Na parte da tarde, a cineasta Tânia Fontenele ministrou a palestra “O papel das Mulheres na Construção de Brasília” e exibiu o documentário de sua autoria “Poeira e Batom no Planalto Central”.

O Projeto de Extensão tem em sua equipe os professores Daniela Fantoni e Sérgio Gomes, que assumem, respectivamente, as funções de coordenadora-geral e orientador, além das bolsistas-monitoras, Elda Alves e Solange da Matta, alunas do curso Técnico em Eventos (3º Módulo).

No início das atividades da manhã, o Professor Sérgio instigou o grupo com a seguinte indagação: “Vocês sabem a diferença entre visita guiada e passeio?” Durante a visita os alunos do 1º módulo do curso Técnico em Eventos e alguns professores do Campus Brasília foram conduzidos por Damares Barreto, guia de turismo credenciada no Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur. Ela apresentou histórias e curiosidades da criação da capital do país, falou do traçado da cidade, da sua arquitetura e da simetria das quadras residenciais e comerciais.

A estudante Márcia Regina Nascimento lembrou-se da chácara de seus familiares, quando viu o chuveiro improvisado a partir de um balde de alumínio, no Museu Vivo da Memória Candanga. Os objetos ali expostos trouxeram lembranças nostálgicas não apenas para Márcia, mas também para a aluna Maria Antônia de Paula, que veio de Minas Gerais há mais de uma década. Renata Melo, filha de pioneiros de Brasília, ficou pensativa naquele ambiente e relatou partes da história de vida de seu pai.

Ao final da visita guiada, os alunos estavam aptos a responder sobre a diferença entre visita guiada e passeio, assim como a várias outras perguntas relacionadas à história de Brasília e seu rico patrimônio.

Na parte da tarde, a equipe do projeto levou Tânia Fontenele, integrante do Instituto de Pesquisa Aplicada a Mulher – IPAM, ao Campus Taguatinga Centro. Inicialmente foi formada uma grande roda com a presença de 20 alunas do Programa Mulheres Mil. A palestra foi proferida de forma descontraída e a palestrante interagiu com as alunas, fazendo-lhes um convite: relatarem suas histórias.

Após a palestra, o filme “Poeira e Batom no Planalto Central” foi exibido. Neste documentário há o relato de mulheres, entre estas, lavadeiras, médicas, enfermeiras e professoras, que fizeram parte da construção de Brasília. Ressalta-se que esses relatos foram contextualizados com imagens da época em preto e branco. Ao final da exibição, houve um debate e, nesse momento, as alunas se sentiram ainda mais à vontade para comentar fatos pessoais e familiares relacionados com a temática em questão.

O Projeto Descobrindo Brasília está sendo viabilizado devido à aprovação em Edital da Pró-Reitoria de Extensão – PREX, assim como pelo apoio logístico do Campus Brasília. Em breve as novas atividades serão divulgadas aqui pelo site. Caso tenham dúvidas ou sugestões para a equipe do projeto, enviem seu e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.