Página inicial > Brasília > "C.A.fé com a Direção": IFB Campus Brasília promove escuta ativa das demandas estudantis

Criado: Quinta, 22 de Agosto de 2024, 09h57 | Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2024, 09h57 | Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2024, 10h00 | Acessos: 65
imagem sem descrição.

O IFB Campus Brasília realizou, no dia 21 de agosto, a reunião "C.A.fé com a Direção", um importante espaço de diálogo entre a gestão do campus e as representações estudantis legitimamente eleitas. O encontro visa fortalecer a comunicação e colaboração entre a instituição e seus estudantes, garantindo que as demandas e necessidades da comunidade acadêmica sejam ouvidas e atendidas.

Durante a reunião, os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas e sugestões diretamente à equipe diretiva, composta pela Diretora-Geral do campus, Christine Rebouças Lourenço, pelo Diretor de Ensino, Marcelo Rodrigues Dos Santos, pela Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão, Sylvana Karla Santos, pelo Diretor de Administração, Fábio Fernando Ferreira Silva e pela Coordenadora de Relações Institucionais, Patrícia Albuquerque de Lima.

A Diretora-Geral comentou a ação: "O 'C.A.fé com a Direção' é parte do nosso esforço para construirmos um IFB cada vez mais participativo e democrático. Acreditamos que sem a escuta ativa das demandas estudantis não seria possível aprimorarmos nossos serviços e garantirmos uma formação de excelência para todos", afirmou.

Entre os temas abordados, destacaram-se a necessidade de capacitações em primeiros socorros, o esclarecimento de dúvidas sobre o uso de equipamentos e espaços no campus, e a importância da participação de todos na construção do Projeto Político-Pedagógico. Além disso, os estudantes informaram que estão iniciando o processo de renovação eleitoral para o Grêmio, reforçando o compromisso com a participação ativa da comunidade estudantil na gestão do campus.

Para garantir a efetividade do diálogo, o IFB Campus Brasília também está promovendo capacitações para as representações estudantis. A próxima capacitação, sobre democracia e a Constituição brasileira, acontecerá no dia 28 de agosto, às 17h30.

As próximas reuniões "C.A.fé com a Direção" já estão agendadas para as seguintes datas:

• 23/09 — 14h30
  • 23/10 — 18h
  • 20/11 — 10h
  • 10/01/2025 — 14h30
  • 11/02/2025 — 18h

É importante ressaltar que as reuniões "C.A.fé com a Direção" são especificamente destinadas ao diálogo entre a gestão do campus e as representações estudantis. Paralelamente, a direção tem promovido outros espaços de encontro com diferentes setores da comunidade acadêmica, como o "Fale com o CBRA", realizado no último sábado, 17 de agosto. Essas iniciativas reforçam o compromisso do IFB Campus Brasília em manter um canal de comunicação transparente e acessível com seus estudantes e com a comunidade acadêmica em geral.