Página inicial > Brasília > IFB promove palestra sobre os desafios do Enem Digital com ex-presidente do Inep

Criado: Quinta, 22 de Agosto de 2024, 10h28 | Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2024, 10h28 | Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2024, 10h28 | Acessos: 56
imagem sem descrição.

O IFB Campus Brasília recebeu, no dia 20 de agosto, o analista de Comércio Exterior e ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, para uma palestra sobre o Enem Digital. A iniciativa foi organizada pelos alunos da disciplina de “Implementação e Avaliação de Políticas Públicas” da especialização em Gestão Pública, sob a coordenação do professor Tarcísio Ribeiro.

Durante o evento, Lopes compartilhou sua experiência na condução do Enem Digital, destacando os desafios logísticos e as inovações necessárias para a implementação dessa política pública. O palestrante abordou desde a adaptação do sistema e a produção de questões até a aplicação da Teoria de Resposta ao Item (TRI), garantindo a equivalência com a prova impressa.

Um ponto de destaque foi a complexidade da redação no Enem Digital. Apesar da opção pela prova digital, os participantes ainda precisavam realizar a redação de forma manuscrita, evidenciando a dificuldade em estabelecer uma equivalência entre as duas modalidades.

Para o professor Tarcísio Ribeiro, a palestra foi enriquecedora, proporcionando aos alunos uma compreensão aprofundada sobre a formulação e implementação de políticas públicas. "A palestra permitiu aos estudantes visualizar como a teoria se aplica na prática, especialmente em um exame de grande escala como o Enem", afirmou o professor.

A iniciativa visa oferecer aos seus alunos oportunidades de aprendizado que vão além da sala de aula, proporcionando contato com profissionais experientes e temas relevantes para sua formação.