IFB sedia seminário sobre educação, governança de dados e inteligência artificial
O Instituto Federal de Brasília (IFB) Campus Brasília receberá, nos dias 16 e 17 de outubro, o Seminário: Educação, Governança de Dados e Inteligência Artificial. Organizado pela Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (Segape) do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Ness) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o evento reunirá gestores, especialistas e pesquisadores para discutir os desafios e as oportunidades trazidas pela transformação digital na educação.
Com programação diversificada, o seminário abordará temas como transformação digital e governança de dados na educação, os desafios da integração de dados na coordenação federativa, governança e efetividade da inteligência artificial (IA) em processos educacionais e equilíbrio entre privacidade e o uso responsável dos dados.
O evento será dividido em duas grandes dimensões. A primeira focará a governança de dados como um elemento essencial para impulsionar a transformação digital na educação, destacando a importância da qualidade dos dados e dos processos de coleta, compartilhamento e processamento de informações educacionais. Esse debate está diretamente relacionado à construção da Base Nacional de Dados da Educação, uma das prioridades do MEC e parte do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (Pbia).
A segunda dimensão debaterá o papel da inteligência artificial na educação, abordando o incentivo, governança e avaliação do uso da IA no ensino, aprendizagem e gestão escolar. Além disso, será discutido como a governança de dados pode melhorar os processos de monitoramento e avaliação de políticas públicas educacionais.
O seminário é uma iniciativa inicial para fomentar o debate sobre políticas para dados e tecnologias digitais na educação, além de identificar desafios e oportunidades na agenda de transformação digital do setor.
Redes Sociais