Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > IFB Campus Brasília sedia Campeonato Brasiliense de Badminton
Início do conteúdo da página

IFB Campus Brasília sedia Campeonato Brasiliense de Badminton

Criado: Segunda, 23 de Setembro de 2024, 15h11 | Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2024, 15h11 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 15h53 | Acessos: 232

O Instituto Federal de Brasília sediou, nos dias 21 e 22 de setembro de 2024, a I Etapa do Campeonato Brasiliense de Badminton do Distrito Federal. O torneio contou com a participação de 65 atletas do Distrito Federal, de 12 a 55 anos, disputando 142 jogos nas seguintes modalidades: simples (masculino e feminino) e duplas (masculinas, femininas e mistas).

O evento contou também com a participação de dois atletas chineses e uma atleta vietnamita, todos residentes do DF. O campeonato foi organizado pelo professor Jailson Azevedo, presidente da Federação de Badminton de Brasília (FBB) e professor do CID de Badminton da SEE-DF.  

O Campeonato Brasiliense de Badminton é uma parceria com o projeto de extensão "Badminton no IF: inclusão, socialização e cultura pelo esporte", que completa um ano no mês de outubro de 2024. Coordenado pelo professor do IFB, Thiago de Faria e Silva, 131 pessoas conheceram o badminton por meio do projeto, e deram os primeiros passos na modalidade. 

O projeto conta com membros das comunidades interna, como alunos e servidores, e externa do IFB. Atualmente, o projeto conta com uma lista de espera de 50 pessoas e aguarda novos horários e locais de prática para poder atender um maior número de interessados. Para mais informações, siga o Instagram do projeto (@badmintonbsb).

Para o professor Thiago de Faria e Silva, "o apoio do IFB (Campus Brasília) tem sido fundamental para a sobrevivência e democratização do esporte no Distrito Federal. Apesar de termos atletas brasilienses entre os 10 melhores do Brasil e a atleta do parabadminton, Daniela Torres Souza, na seleção brasileira e nas Olimpíadas de Paris 2024, o esporte ainda carece de mais lugares de prática e mais apoio aos atletas, numa cidade como Brasília, que é a capital do país", afirmou.

Após participarem pela primeira vez de uma competição de badminton, alguns dos participantes do projeto avaliaram a sua experiência ao conhecer um esporte novo, muito praticado no mundo, mas pouco conhecido no Brasil. Abaixo, alguns depoimentos.

"O projeto de extensão em badminton do IFB foi a minha primeira atividade esportiva regular da idade adulta, somente agora, aos 52 anos. O projeto criou um espaço de muito acolhimento para quem estava começando e isso proporcionou o progresso nessa modalidade tão democrática e vibrante. Um ano depois, meus níveis de colesterol voltaram ao normal e veio a primeira medalha. Agradeço a oportunidade, desejo longa vida ao projeto e deixo os meus parabéns ao IFB", disse Flávio Henrique de Sousa Lima.

 

"Apaixonada pelo badminton desde as Olimpíadas Rio 2016, comecei a praticar em quadras abertas, sem muita estrutura. Em dezembro de 2023, encontrei um grupo de treino no IFB em Brasília e fui muito bem acolhida. O nervosismo era tanto que minhas mãos tremiam, mas, com o apoio dos colegas e adversários experientes, ganhei confiança. Para minha surpresa, chegamos às semifinais! Que venham os próximos desafios", celebrou a integrante Cindy Casto Alves.

 

Fim do conteúdo da página