Página inicial > Brasília > Educadores e gestores do IFB Campus Brasília participam de capacitação em gamificação

Criado: Sexta, 27 de Setembro de 2024, 16h29 | Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2024, 16h29 | Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2024, 16h42 | Acessos: 175

O IFB Campus Brasília promoveu, nesta quarta-feira, 25/9, uma capacitação em gamificação, voltada para educadores e gestores interessados em aprimorar o uso de jogos como ferramentas pedagógicas.

Durante a capacitação, o professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal e gestor de TI do Instituto de Previdência dos Servidores do DF, José Wilson Costa, apresentou estratégias de gamificação aplicadas ao ambiente educacional.

Entre os principais destaques, o docente demonstrou dois jogos que desenvolveu para a plataforma Moodle: o Block Game e o Trilhas. Esses jogos têm como objetivo aumentar o engajamento dos alunos nas tarefas, permitindo que os participantes escolham avatares e cumpram desafios, avançando conforme completam as atividades. A dinâmica inclui a conquista de recompensas e emblemas.

A capacitação enfatizou a relevância da gamificação como uma ferramenta capaz de potencializar o ensino, tornando-o mais atrativo e eficaz, além de promover habilidades essenciais como trabalho em equipe e tomada de decisões.