Palestras marcam abertura de Fórum sobre Educação a Distância no IFB
Duas palestras marcaram a abertura do Fórum de Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal de Brasília (IFB) na manhã desta segunda-feira, 12 de novembro. As atividades do evento acontecem no auditório do Campus Brasília e se estendem até o meio dia desta terça-feira, 13.
Na abertura, duas palestras foram ministradas. A primeira pelo professor Luís Otoni Meireles Ribeiro, diretor do Núcleo de EaD do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, que apresentou as experiências da implantação e gestão do setor na instituição gaúcha; na sequência, Rosana de Castro, da Universidade de Brasília (UnB), tratou sobre as práticas pedagógicas específicas do ambiente virtual.
Em suas falas, os palestrantes destacaram a importância de direcionar o trabalho para os educandos, pois o foco do processo deve estar apontado a eles. Segundo Luís Meireles, é preciso oportunizar aos estudantes estarem inseridos nesse ensino, independentemente de serem virtuais ou presenciais, já que o importante é gerar o conhecimento.
O palestrante destacou ainda a importância da maneira como a comunicação nesse ambiente de estudo é realizada, já que o ideal é tentar fazê-la da forma mais fácil possível.
O evento, que é aberto ao público, está propondo discussões sobre o tema. A ideia é que esse debate permita a elaboração de documento que crie propostas e diretrizes de ações para a EAD no IFB.
Redes Sociais