Página inicial > Brasília > Estudantes do IFB Campus Brasília são premiados no Simpósio Brasileiro de IHC

Estudantes do IFB Campus Brasília são premiados no Simpósio Brasileiro de IHC

Criado: Quinta, 17 de Outubro de 2024, 10h34 | Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2024, 10h34 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2024, 10h34 | Acessos: 227

Estudantes do IFB Campus Brasília destacaram-se no 23º Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), realizado entre os dias 7 e 11 de outubro de 2024, em Brasília. Pela primeira vez, a capital sediou o evento, que contou com a inédita coordenação de uma equipe de um Instituto Federal, marcando uma edição histórica do simpósio, que acontece em diferentes cidades.

A programação deste ano incluiu, pela primeira vez, a Competição de Design, cujo tema foi “Design e inovação para enfrentamento da crise climática no Brasil”. O comitê científico avaliou 14 propostas, selecionando cinco finalistas para apresentação no evento. Destas, três foram premiadas com base em critérios como qualidade (usabilidade, acessibilidade e comunicabilidade), experiência de uso, adequação dos métodos, impacto da solução e apresentação.

O primeiro lugar foi conquistado pela equipe composta pelas estudantes Alicia Gonçalves e Giovana Rocha, do IFB Campus Brasília, e pelo estudante Alejandro Ojeda, do Instituto Técnico Javier, de Assunção, Paraguai. O projeto, intitulado "Hope Sprouts – A little action starts the change" (Sementes de Esperança: uma pequena ação começa a mudança), foi orientado pela professora Sylvana Santos e propôs uma interface web voltada para o público infantil, que visa estimular hábitos sustentáveis, incentivando o cultivo de hortas, bem como a separação e o descarte correto de resíduos.

A ideia do projeto surgiu da participação dos estudantes no Hackathon Mercosul, em junho de 2024, no Paraguai, e tem como objetivo promover a educação ambiental entre crianças, através do personagem Sprout, uma semente de feijão vermelho que guia os usuários no processo de aprender sobre sustentabilidade, para que possamos ter um mundo melhor, diante das mudanças climáticas e ambientais.

Conheça os premiados

Alicia Gonçalves é estudante do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e faz parte do projeto de extensão Meninas na Ciência do IFB Campus Brasília. Giovana Rocha é aluna do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, também do campus. Já Alejandro Ojeda é estudante de Design do Instituto Técnico Javier e, no Hackathon Mercosul, participou, com Alicia e Sylvana, de um projeto de medição ambiental e energética para o Mapa de Energia e Meio Ambiente do Mercosul.

O texto completo do projeto está publicado nos Anais do evento: https://sol.sbc.org.br/index.php/ihc_estendido/article/view/30658