Página inicial > Brasília > Sernegra debate igualdade racial

Sernegra debate igualdade racial

Criado: Quarta, 21 de Novembro de 2012, 10h09 | Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2012, 10h09 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2386

20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra. Foi para marcar essa data e debatendo esse tema que foi realizada, no Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), a Semana de Reflexões sobre negritude, gênero e raça – Sernegra. Nessa terça-feira, o evento, que tem como tema “Negro na pele e na alma: Experiências e Reflexões sobre racismo e negritude no Brasil”, continuou as atividades  iniciadas na noite da segunda-feira, 19.

Palestrantes da SernegraOs debates do dia iniciaram-se com a fala de Rônei Silva, da Central de Cooperativas dos Catadores de Materiais Recicláveis do Distrito Federal, e de Creomar Lima Carvalho de Souza, da Universidade Católica de Brasília. Eles falaram e expuseram experiências vivenciadas em sua vida. Logo após, Bruna Jaquetto e Nelson Inocêncio, da Universidade de Brasília (UnB), apresentaram resultados encontrados em pesquisas desenvolvidas sobre negro, na sociedade atual.

No período vespertino, após ser servido um almoço com cardápio afrobrasileiro, foram realizadas oficinas de dança. O evento foi encerrado com a apresentação do Grupo de Capoeira Jogo de Dentro.

Para um dos organizadores do evento, o professor do Campus Brasília Glauco Feijó, o evento conseguiu cumprir seus objetivos.“O objetivo principal desse evento foi promover a inserção da questão racial dentro do IFB, não como um evento, mas como algo processual, como parte dos processos cotidianos da escola e que é algo que temos a obrigação legal e moral de fazer”, fala o professor.

Abertura

O evento teve a abertura oficial na noite da segunda-feira, 19 de novembro, em que mais de 100 pessoas assistiram ao debate, que contou com a participação da Secretária de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Maria do Nascimento.

Também foi realizada a apresentação de uma performance do bailarino Júlio César Pereira, da Companhia Experimental de Dança Negra Contemporânea Mário Gusmão. Glauco avalia o evento de forma positiva.“O evento foi bastante satisfatório, avaliando, tanto a qualidade das atividades como o número dos participantes. Na abertura tivemos cerca de 100 participantes, e o almoço, organizado pelo módulo I do Curso Técnico de Eventos, foi de fato um sucesso, tanto pela qualidade da comida, que estava deliciosa, como também pela participação do público, quase cerca de 70 pessoas almoçaram aqui”, finaliza.