Página inicial > Brasília > Docentes do IFB participam do XI Encontro Anpuh-DF

Docentes do IFB participam do XI Encontro Anpuh-DF

Criado: Quarta, 23 de Outubro de 2024, 05h33 | Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2024, 05h33 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2024, 05h37 | Acessos: 79
imagem sem descrição.

Entre os dias 9 e 11 de dezembro, a Universidade de Brasília (UnB) será sede do XI Encontro Anpuh-DF, que terá como tema "Gênero, Raça e Classe e os 60 Anos do Golpe Civil-Militar". O evento, organizado pela Associação Nacional de História – Seção Distrito Federal (Anpuh-DF), contará com simpósios temáticos, grupos de trabalho e minicursos.

Os interessados em participar podem acessar, no site do evento, a programação completa e se inscrever como ouvintes ou para apresentar trabalhos, o que está aberto para todos, independentemente do curso.

Docentes de História do Instituto Federal de Brasília (IFB) representarão a instituição no encontro. As professoras Dayane Augusta Santos da Silva e Renata Jesus da Costa Ehrl, do IFB Campus Brasília e do IFB Campus Estrutural, respectivamente, juntamente com o professor Anderson Oliva, da UnB, coordenarão o simpósio temático "Em África(s) e na Diáspora(s): caminhos e possibilidade(s) de ensino e pesquisa na construção de saberes e fazeres insubmissos". O simpósio, a partir de um pensamento descolonial do conhecimento histórico, da história africana e do seu ensino, abordará pesquisas sobre a diáspora africana, as relações de gênero, poder e emancipação, bem como o debate sobre raça e os impactos do racismo, da xenofobia e dos discursos de ódio.

Além disso, Dayane Augusta e Renata Ehrl coordenarão o grupo de trabalho "História da África", ao lado do professor Guilherme Oliveira Lemos, do IFB Campus Planaltina, e dos professores Anderson Oliva e Estevam Thompson, da UnB, e Márcia Cristina Almeida, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Para mais informações e inscrições, acesse o site do evento: https://sites.google.com/view/anpuhdf2024/.