Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > “Descobrindo” Brasília debate o fomento na cultura no Distrito Federal
Início do conteúdo da página

“Descobrindo” Brasília debate o fomento na cultura no Distrito Federal

Criado: Quarta, 28 de Novembro de 2012, 19h02 | Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2012, 19h02 | Última atualização em Quarta, 18 de Dezembro de 2013, 14h06 | Acessos: 1928

 

 

“Brasília é uma cidade muito rica culturalmente, mas falta a nós, moradores daqui, reconhecer a riqueza de nossa cidade”. Essa frase, dita por Gustavo Vidigal, diretor de indicadores culturais da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, vai ao encontro dos objetivos do projeto de extensão “Descobrindo Brasília”, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa em Turismo e Hospitalidade do Campus Brasília do IFB.

 

O fomento à cultura no Distrito Federal foi o principal tema de debate no Seminário de Produção Cultural, ocorrido na manhã desta quarta-feira, 28.Gustavo e a assessora de audiovisual do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Adelaide Oliveira, foram os palestrantes no Seminário de Produção Cultural: Cenário e Perspectiva em Brasília, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 28 de novembro, no auditório do Campus Brasília.

 

A atividade foi uma ação do projeto “Descobrindo Brasília” e teve início com a palestra “Fomento e Incentivo a Produtos Culturais”, proferida por Adelaide. A assessora trouxe aos participantes a sua experiência no CCBC, falou sobre os editais e de como é feita a gestão cultural do espaço, contou um pouco da história e do trabalho realizado pelo CCBB na capital brasileira.

 

“A história de Brasília nos mostra a vocação que a cidade tem para a cultura. O panorama do setor é o mais positivo possível, tanto na atual conjuntura quanto para o futuro, pois vejo que estamos caminhando para o melhor”, afirma a assessora.

 

Em seguida, Gustavo falou sobre o trabalho desenvolvido na Secretaria de Cultura do DF, principalmente sobre o Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Criado em 1991 e alterado por Lei Complementar em 1997, o Fundo é o principal instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais do DF e oferece, por meio de editais públicos, apoio financeiro aos artistas da cidade. Os recursos do FAC consistem em 0,3% da receita corrente líquida do Governo do Distrito Federal (GDF) e a previsão é que, para 2013, sejam disponibilizados cerca de 54 milhões de reais.

 

A coordenadora do projeto “Descobrindo Brasília”, Daniela Alvares, aprovou a qualidade do debate que aconteceu no seminário. “Foi riquíssimo. Eu achei, inclusive, o nível das perguntas dos alunos bastante elevado, o que demonstrou um alto comprometimento e interesse em atuar na área cultural. E as palestras, pelo que observei e pelos comentários, todos gostaram muito”, comenta.

 

Do Seminário, participaram estudantes dos cursos técnico em Eventos e Licenciatura em Dança, além de servidores da instituição. Segundo Daniela, o seminário compõe um dos três focos que o projeto possui. “O primeiro são as visitas guiadas pelos patrimônios culturais da capital, para que os participantes tenham a oportunidade de realmente descobrir Brasília, porque muitas vezes, ele mora aqui mas não conhece a cidade. Os outros dois são a realização de oficinas e palestras como a de hoje”, finaliza a professora.

 

 

Fim do conteúdo da página