Rodrigo Sabatini, do Instituto Lixo Zero Brasil, visita IFB e inaugura laboratório pioneiro
O Instituto Federal de Brasília (IFB) recebeu, no dia 28 de novembro de 2024, a visita de Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero BRasil. A passagem de Sabatini marcou um importante passo no compromisso do IFB com a meta lixo zero.
Durante sua visita, Rodrigo esteve nos campi Brasília e Estrutural, participando de agendas estratégicas e inaugurando o primeiro laboratório Lixo Zero em uma instituição da Rede Federal, o IFB Campus Estrutural.
No IFB Campus Brasília, o presidente do Instituto Lixo Zero reuniu-se com a equipe gestora para debater soluções voltadas à meta de essa unidade tornar-se um campus Lixo Zero. Ele apresentou sugestões práticas de captação de recursos e propôs o lançamento de um laboratório Lixo Zero, que seria voltado para a pesquisa, ensino, extensão e inovação em sustentabilidade e gestão de resíduos sólidos.
Já no IFB Campus Estrutural, Sabatini protagonizou um momento histórico: a inauguração do primeiro laboratório Lixo Zero de um Instituto Federal. O espaço, que busca fomentar práticas sustentáveis no ambiente educacional, foi concebido como referência para o engajamento de estudantes e a integração com a comunidade. Além disso, Rodrigo conversou com gestores e estudantes, ouvindo demandas e sugestões. Ele também apresentou estratégias para fortalecer a parceria entre o campus e a cooperativa de catadores Centcoop, cooperativa que está situada ao lado das dependências do campus.
O laboratório Lixo Zero inaugurado foi uma iniciativa do Programa de Extensão Lixo Zero, coordenado pela professora Simone Pinheiro. Fazem parte do programa docentes dos campi Brasília e Estrutural.
Redes Sociais