Projeto "Viagem Ancestral" leva alunas do IFB a conhecer saberes indígenas na Bahia
No dia 9 de dezembro, um grupo de 15 alunas do Curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília (IFB) partiu para a Bahia, no âmbito do projeto "Viagem Ancestral", aprovado pelo edital PREX 07/2024. A iniciativa surgiu a partir do Projeto Integrador do ano passado, quando as estudantes iniciaram uma pesquisa sobre os saberes ancestrais e organizaram visitas a territórios indígenas. A primeira viagem aconteceu em julho para a Aldeia Multiétnica, na Chapada dos Veadeiros, e a segunda, em novembro, para a Aldeia Limão Verde, em Aquidauana.
A captação de recursos para as viagens foi realizada pelas próprias alunas, por meio de bazares, vendas de produtos e inscrições em editais como o da PREX. Em 2023, por exemplo, o projeto foi contemplado pelo edital Pipa, o que possibilitou a produção do documentário "Viagem Ancestral", que registrou a experiência imersiva vivida pelas alunas com os povos indígenas.
A viagem para a Bahia tem como objetivo a visitação à Aldeia Tupinambá de Olivença, além da apresentação do curso e do documentário em duas instituições de ensino — o IFBaiano, em Uruçuca, e o IFBA, em Salvador — e a produção de materiais audiovisuais sobre turismo e eventos em terras indígenas.
"A vivência nas aldeias proporciona uma conexão única com a natureza e com os povos tradicionais. É uma experiência que tem transformado a vida das alunas", afirma Alice Watson, coordenadora do projeto. Ela e a professora Cristiane Salgado acompanham a jornada, que se encerrará no dia 15 de dezembro, e será compartilhada em palestras no IFB Campus Brasília até o início de fevereiro.
Confira o documentário "Viagem Ancestral"
Redes Sociais