Gestão de Resíduos e Direitos Humanos são temas de palestra no IFB
No dia 10 de dezembro, às 14h, o miniauditório do IFB Campus Brasília foi palco de mais uma palestra promovida pela Comissão Lixo Zero, como parte do ciclo de atividades do segundo semestre de 2024. Sob o tema Direitos Humanos através da Gestão de Resíduos: Sustentabilidade no IFB, a palestra integrou a programação do Dia Internacional dos Direitos Humanos, com o objetivo de fomentar debates sobre justiça social e sustentabilidade.
A apresentação foi conduzida por Gustavo Elias Souto Marquez, tecnólogo em Gestão Ambiental e Gestão Pública pelo IFB Campus Brasília, e Lídice Calixto Moraes, aluna do curso Técnico em Eventos do campus e designer de formação. Gustavo Marquez abordou a sustentabilidade como um recurso estratégico para a promoção da dignidade humana, discutindo conceitos fundamentais sobre humanidade e o impacto social e ambiental das práticas cotidianas. Ele também destacou como a gestão de resíduos pode contribuir para a justiça social, ao gerar renda para agentes ambientais e fortalecer direitos como dignidade e trabalho.
Lídice Moraes complementou o debate com uma abordagem prática. Ela apresentou o curta-metragem Resíduos em foco: o desafio do lixo zero no IFB, que documenta os desafios e avanços do movimento Lixo Zero nos campi do instituto. O filme, produzido por Lídice, já recebeu menção honrosa no VI Festival de Curtas IFB. Após a exibição, ela realizou uma dinâmica de conscientização sobre coleta seletiva, incentivando a comunidade acadêmica a adotar práticas sustentáveis no dia a dia.
O evento promoveu uma troca de ideias entre alunos, professores e demais participantes, destacando o papel da sustentabilidade como uma questão que vai além do ambiental, abrangendo aspectos de justiça social e responsabilidade coletiva. A iniciativa reafirmou o compromisso do IFB com a formação de cidadãos conscientes e engajados em ações voltadas para o futuro do planeta.
Redes Sociais