Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Estudantes do IFB Campus Brasília se destacam na 4ª Olimpíada Nacional de História do Brasil
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFB Campus Brasília se destacam na 4ª Olimpíada Nacional de História do Brasil

Criado: Terça, 17 de Dezembro de 2024, 17h50 | Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2024, 17h50 | Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2024, 17h52 | Acessos: 156
imagem sem descrição.

 Estudantes do Ensino Médio Integrado em Eventos e em Informática do IFB Campus Brasília se destacaram na 4ª Olimpíada Nacional de História do Brasil – Aberta para Todos (ONHB-A), organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A competição contou com o apoio da Associação Nacional de História (Anpuh), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O tema dessa edição foi “60 anos do golpe e da ditadura civil-militar”.

A equipe Grito dos Excluídos, composta por Letícia Sales e Mariana Oliveira, do 3º ano do EMI Eventos, e João Victor Venâncio, do 3º ano do EMI Informática, conquistou a medalha de prata na Modalidade Escolar Pública de Ensino Médio, sob orientação da professora Giulle Silva.

Mariana destacou a relevância da competição para o aprendizado: "A importância da Olimpíada está na ampliação dos nossos conhecimentos. Precisamos fazer muitas pesquisas. Por exemplo, em uma das tarefas, tivemos que buscar trechos de jornais e apresentar nosso entendimento sobre aquilo. Isso amplia bastante nosso conhecimento, especialmente em relação à história do nosso país, ajudando a lembrar o que aconteceu no passado para que não nos esqueçamos".

A ONHB-A é aberta a participantes a partir de 12 anos, não exige vínculo escolar e inclui modalidades individuais e coletivas, com equipes de até três integrantes. A competição é realizada em quatro fases on-line, com provas semanais de segunda a sábado. As três primeiras etapas combinam questões de múltipla escolha e tarefas como transcrições de textos históricos e análise de imagens. Já a última fase é dedicada a uma tarefa final.

A organização fornece materiais de apoio, sugestões de leitura e comentários pedagógicos ao fim de cada etapa. O gabarito oficial é divulgado apenas após o término da competição. Práticas de plágio ou uso de ferramentas de inteligência artificial podem resultar na desclassificação dos participantes.

João ressaltou o aprendizado proporcionado pela Olimpíada: "Eu considero importante participar da Olimpíada porque aprendemos coisas além do conteúdo visto em sala de aula. A Olimpíada de História nos inspira a desenvolver projetos de pesquisa e extensão. Além disso, ensina a elaborar resumos de texto — uma das atividades, por exemplo, foi resumir uma reportagem — e a fazer referências bibliográficas, já que em todas as tarefas precisávamos incluir a fonte".

Ele também deixou um recado para os futuros participantes: "Infelizmente, não conseguimos trazer o ouro para o IFB Campus Brasília, mas esperamos que as próximas gerações das equipes do campus possam conquistar essa medalha".

Mariana finalizou com um convite: "Que todos continuem se inscrevendo e se engajando nesse tipo de projeto".

Fim do conteúdo da página