Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Meninas na Ciência pela Dignidade Menstrual
Início do conteúdo da página

Meninas na Ciência pela Dignidade Menstrual

Criado: Terça, 28 de Janeiro de 2025, 10h10 | Publicado: Terça, 28 de Janeiro de 2025, 10h10 | Última atualização em Terça, 28 de Janeiro de 2025, 10h13 | Acessos: 137
imagem sem descrição.

Na sexta-feira, 24 de janeiro de 2025, foi lançada a ação "Meninas na Ciência pela Dignidade Menstrual" no IFB Campus Brasília do IFB. 

Caixinhas contendo absorventes e cartazes sobre a importância de conhecermos nosso corpo e cuidarmos dele – tudo feito pelas estudantes que integram o projeto Meninas na Ciência IFB, foram colocadas nos banheiros femininos do IFB Campus Brasília. 

Sabendo que a Dignidade Menstrual é um direito humano e que muitas meninas e mulheres ainda hoje deixam de frequentar a escola e o trabalho por não ter como comprar os produtos de higiene menstrual, essa ação conta com o apoio dos projetos desenvolvidos pelas Professora Izabel Ibiapina – Meninas em Rede (Edital da Prex/2024) e das professoras Paula Dutra e Sylvana Santos – Dignidade Menstrual no CBRA (Edital Diversidade da PRPI) para realizar ações formativas com estudantes do campus e também contribuir com a aquisição de absorventes descartáveis para abastecer as caixinhas em cada banheiro. 

Contudo, é preciso contar com o apoio e a participação de toda a comunidade para que a ação permaneça para além do tempo dos projetos, que possuem recursos limitados. 

Por isso, espera-se que toda a comunidade contribua com doações de absorventes, quando possível, e ajude a conservar as caixinhas nos banheiros, pois é uma ação que beneficia as pessoas que menstruam. 

Caso você frequente um banheiro que não possua uma caixinha de absorventes e esteja precisando de um, é possível pedir na Coordenação-Geral de Assuntos Estudantis (CGAE) e no Núcleo de Gênero e Diversidade (Nuged), que também são parceiros nesta ação.

Fim do conteúdo da página