IFB oferta curso de Libras aos servidores para promover acessibilidade
Servidores de diversos campi do Instituto Federal de Brasília (IFB) estão se reunindo, todas as manhãs de sextas-feiras, para aprender uma nova maneira de se comunicar, utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
O curso, que terá duração total de 80h, está sendo promovido pela Coordenação de Educação Inclusiva, juntamente com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Brasília.
Para a coordenadora de Educação Inclusiva do IFB, Girlane Florindo, a proposta de ofertar o curso, exclusivamente aos servidores, ia se consolidando à medida que a demanda de alunos surdos aumentava na instituição. A coordenadora informa que se os resultados dessa primeira experiência forem positivos, a tendência é que a coordenação oferte outros cursos em 2013.
As aulas, desenvolvidas por meio de atividades teóricas e práticas, estão sendo ministradas pelos professores João Paulo Miranda e Alliny Ferraz Andrade, que sempre se utilizam de muito humor nos gestos e sinais para ensinarem a nova língua. João explica que a metodologia utilizada no curso é diferenciada e o alfabeto manual servirá apenas para fazer o intermédio entre o português e a Libras.
“Para o IFB é de extrema importância esse tipo de curso, para a qualificação dos profissionais, pois a instituição é um local de aprendizado, sem impor limitações. Como alguns alunos possuem necessidades especiais, cursos assim se fazem necessários para transmitir, a esses estudantes, educação da melhor forma possível”, conclui a coordenadora.
Redes Sociais