Página inicial > Brasília > Primeira Mostra de Dança do IFB é aberta no Campus Brasília

Primeira Mostra de Dança do IFB é aberta no Campus Brasília

Criado: Terça, 11 de Dezembro de 2012, 18h45 | Publicado: Terça, 11 de Dezembro de 2012, 18h45 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2433

Quando você pensa em dança, o que vem à sua mente? Para a grande maioria da população, dançar sempre está associado a um ritmo, com passos e coreografias preestabelecidas que devem ser seguidas. Mas quando se trata de dança contemporânea, o conceito é totalmente diferente. E foi nesse ritmo e nessas diferenças conceituais que foi aberto, nesta terça-feira, 11 de dezembro, a primeira mostra de dança do Instituto Federal de Brasília (IFB) – o IFestival de Dança, promovido por meio da parceria entre o Projeto de Extensão do Curso de Licenciatura em Dança e os alunos do módulo II, do Curso Técnico em Eventos.

O primeiro dia da mostra deu uma ideia de como vai ser o evento. Foram apresentadas diversas atividades, performances e apresentações individuais e em grupos, realizadas por estudantes e professores do curso de Licenciatura em Dança, além de convidados externos.

Para a estudante do curso técnico em Eventos, Luzenira Machado, que ajudou na organização da mostra, as atividades estão, todas, sendo bem desenvolvidas. “Na minha opinião, um evento como esse contribui, disseminando a cultura de dança. Você mostra que são vários estilos que existem, que não são só aqueles que as pessoas estão acostumadas a ver na televisão, como, por exemplo, a Dança de Salão. O festival pôde mostrar outras formas, como a sem música, que é apenas corporal”, opina a estudante.

A dança contemporânea, que está sendo representada na mostra, surgiu na década de 60 como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. A modalidade começou a se definir desenvolvendo uma linguagem própria. A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, e a composição de uma trilha para um espetáculo de dança contemporânea implica diversos outros fatores, além da própria composição musical.

E foi justamente esse novo conceito de dança que mais chamou a atenção de Daiane Nascimento, também do curso técnico em Eventos. "Nós estamos acostumados – quando ouvimos falar de dança – só ouvir falar de Zouk, Salsa, Forró, e aqui vemos que dança vai além e fala mais sobre corpo e alma", explica.

A primeira mostra de dança do IFB acontece no Campus Brasília e vai até a próxima sexta-feira, 14 de dezembro. (Clique aqui e confira a programação completa).