Página inicial > Brasília > Aluna do IFB, selecionada pelo Ciência sem Fronteiras, fará intercâmbio nos EUA

Aluna do IFB, selecionada pelo Ciência sem Fronteiras, fará intercâmbio nos EUA

Criado: Quinta, 20 de Dezembro de 2012, 18h09 | Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2012, 18h09 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3908

A estudante Olivia Orthof, do curso de Licenciatura em Dança do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), acaba de receber uma ótima notícia de fim de ano: ela foi selecionada para cursar intercâmbio nos Estados Unidos. Olivia, que faz parte da primeira turma do curso de dança na instituição, embarcará para o país norte-americano em janeiro e estudará todo o ano de 2013 na Universidade de Montana.

Olívia, estudante do 5.º período de Licenciatura em Dança do Campus Brasília, irá fazer intercâmbio nos EUA. Foto: Manuela Abdala.

Olívia foi uma das selecionadas, entre mais de 650 candidatos inscritos, numa chamada pública de bolsistas para graduação-sanduíche nos EUA, do Programa Ciência sem Fronteiras. Para ser uma das contempladas, a estudante passou por um processo de seleção, que avaliou, entre outros critérios, a proficiência do idioma do curso pretendido, no caso dela, o inglês.

Apesar de nunca ter feito curso da língua, Olívia aprendeu inglês ainda criança, quando teve a oportunidade de morar nos EUA. Ela conta que, em 2001, residiu durante um ano no país americano, acompanhando o pai dela, que conseguiu uma bolsa de Pós-Doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mesma instituição que, agora, irá financiar o intercâmbio da filha.

“Aquele foi um ano decisivo para o resto da minha vida. Saber um pouco de outras culturas e aprender outro idioma é uma experiência muito rica e que rompe muitos obstáculos, como  ter acesso a livros que não têm tradução, conversar com estrangeiros, colocar no currículo...”, analisa a estudante, que se interessou pelo intercâmbio, após ver uma amiga ser selecionada para uma bolsa na Itália.

“Já tinha ouvido falar que estavam dando bolsas para alunos de graduação estudarem fora, mas só fui pesquisar mesmo sobre o programa quando descobri que uma super amiga de infância, que faz Engenharia na UnB, foi selecionada para ir pra Itália. O programa, de repente, pareceu muito próximo de mim: Vi que era possível! Sai correndo para me inscrever”, comenta.

A aluna ressalta que essa oportunidade trará “inúmeros e inimagináveis” benefícios para sua vida estudantil, pessoal e profissional. “Vou poder ver outros paradigmas para a minha área de estudo, ter processos criativos com pessoas completamente diferentes e em contextos diferentes e entender como se organiza a graduação de Dança em outro país”. E ela garante que não quer parar por aí. Olivia deseja conseguir, no futuro, mais benefícios do programa e chegar até uma bolsa de Doutorado Pleno. Como ela mesma disse, “quem sabe”, não é mesmo?

Ciência sem Fronteiras no IFB

Olívia é a terceira estudante do IFB aprovada no Programa Ciências sem Fronteiras. Atualmente, O IFB tem outros dois estudantes, que estudam em Santiago do Chile. Maria da Conceição do Nascimento e Jorge Mendes de Lacerda, estudantes do curso de Agroecologia do Campus Planaltina, foram selecionados e hoje estão cursando intercâmbio na Universidade Católica do Chile.

A pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Luciana Massukado, diz que a seleção de Olívia é uma grande notícia também para o IFB, já que, em menos de 2 anos, a instituição está com três bolsistas no programa. “Isso mostra que os nossos estudantes estão mais atentos aos editais, correndo atrás das informações e se preparando na língua para concorrer às bolsas”.

Para os interessados, existem inscrições abertas para graduação-sanduíche no exterior até o dia 14 de janeiro. Os estudantes dos cursos de Tecnologia em Agroecologia, ofertado pelo Campus Planaltina, e Licenciatura em Química, oferecido pelo Campus Gama, podem se inscrever para instituições de ensino na Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia (Veja aqui o levantamento com todas as instituições que estão com chamadas abertas, das quais os estudantes do IFB podem participar).

Saiba mais sobre o programa, acessando o site: www.cienciasemfronteiras.gov.br.