Ludoteca: encontro de formação

No dia 14 de maio de 2025, reuniram-se no IFB Campus São Sebastião as monitoras e os monitores das Ludotecas do IFB Campus Brasília e do IFB Campus São Sebastião que irão trabalhar nas atividades que envolvem o atendimento às crianças pelo projeto LudoIF.
A Ludoteca do IFB Campus São Sebastião é o laboratório didático do curso de Licenciatura em Pedagogia para a realização de práticas pedagógicas, pesquisas, extensão e inovação voltadas à relação da criança com a educação. É um meio de possibilitar aos discentes do campus o contato com brinquedos, jogos, crianças e diversas atividades lúdicas, conforme afirma a Coordenadora do Projeto LudoIF no CSSB, a professora Blenda Cavalcante de Oliveira.
Como um projeto de extensão de fluxo contínuo, com atendimento às crianças em todos os semestres e desenvolvimento de oficinas e formações com parceiros que trabalham a infância em São Sebastião, a LudoIF, a partir de 2019, tornou-se referência no IFB. O projeto tem como temática principal o universo lúdico e a importância do brincar, desenvolvida por meio de atividades que priorizem um estímulo às expressões livres das crianças, potencializando a representação do imaginário, o desenvolvimento da linguagem e a interação social.
O Coordenador do projeto LudoIF no IFB Campus Brasília, o professor Maxem Luiz de Araújo, destaca a importância da realização de uma atividade formativa em conjunto com as duas ludotecas, visando à troca de experiências para o desenvolvimento de um projeto local no IFB Campus Brasília com as suas características próprias.
Conforme a professora Blenda, responsável pela formação, “em nosso campus o público é predominantemente feminino e muitas estudantes têm o desafio de conciliar os estudos com a maternidade e por vezes trazem seus filhos para as aulas por não terem onde deixar as suas crianças. A LudoIF torna-se então um lugar adequado para crianças dentro do campus”.
O atendimento regular às crianças se dá por meio do planejamento, avaliação, reflexão e acompanhamento dos processos de aprendizagens no atendimento, tornando-se um local privilegiado para práxis pedagógica para as estudantes dos cursos de Educação. Para que isso seja possível, esse atendimento é realizado a partir dos estudantes monitores que atuam na Ludoteca. São estudantes dos cursos superiores ofertados pelo IFB e que desenvolvem atividades lúdicas com as crianças.
A formação para monitores da Ludoteca do dia 14 tratou de temas ligados à brincadeira, expressão artística, literatura, vivência em ciências, jogos matemáticos, exploração do corpo e movimento, letramento, alfabetização e socialização.
Foto: Maxem Araujo.
Redes Sociais