Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Projeto Viagem Ancestral recebe menção honrosa no Prêmio Criativos da Escola + Natureza
Início do conteúdo da página

Projeto Viagem Ancestral recebe menção honrosa no Prêmio Criativos da Escola + Natureza

Criado: Quinta, 26 de Junho de 2025, 07h46 | Publicado: Quinta, 26 de Junho de 2025, 07h46 | Última atualização em Quinta, 26 de Junho de 2025, 07h46 | Acessos: 108

O Projeto Viagem Ancestral, desenvolvido por estudantes do Curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio do IFB Campus Brasília, conquistou menção honrosa no Prêmio Criativos da Escola + Natureza, iniciativa do Instituto Alana que, em 2025, recebeu 1.593 inscrições, mobilizando mais de 60 mil estudantes e 5 mil educadores de 738 municípios em todo o país. Ao todo, 154 projetos foram reconhecidos com menções honrosas.

“Essa menção honrosa reconhece a trajetória de um projeto que começou em 2023 e segue firme, agora no terceiro edital conquistado. Ela valoriza o protagonismo das estudantes e mostra como o Ensino Médio Integrado pode transformar realidades quando se conecta aos saberes ancestrais e à sustentabilidade”, afirma a professora Alice Watson, coordenadora do projeto.

A proposta surgiu em 2023, dentro da componente “Projeto Integrador” com o objetivo de ressaltar a importância e relevância dos saberes ancestrais dos povos indígenas e suas contribuições para uma educação emancipadora e um desenvolvimento sustentável e equilibrado a partir de experiências imersivas. De lá para cá foram 3 viagens, três editais conquistados (dois PIPAs e um de Extensão) e um documentário lançado sobre a experiência na Aldeia Multiétnica.

Realizado entre outubro de 2024 e março de 2025 como ação de extensão, o projeto promoveu um intercâmbio cultural entre estudantes do IFB e comunidades indígenas do sul da Bahia, com foco na etnia Tupinambá, por meio de visitas técnicas, entrevistas, rodas de conversa e produção audiovisual. A ação integrou ainda apresentações em campi do IFBaiano (Uruçuca) e IFBA (Salvador), além de uma oficina artística no Campus Brasília e visita ao Ilê Aiyê, em Salvador.

Além de sensibilizar as alunas sobre os desafios enfrentados pelos povos originários, o projeto produziu um blog, conteúdos digitais e está em fase final de montagem de um documentário previsto para lançamento em agosto de 2025. A iniciativa foi coordenada pelas professoras Alice Watson e Lidiane Santos, com envolvimento direto das estudantes na elaboração do cronograma, captação de recursos, comunicação e realização das atividades.

O reconhecimento nacional do Prêmio Criativos fortalece a importância do ensino médio integrado como espaço de formação crítica, reforçando o papel do IFB na promoção da justiça social, da valorização dos saberes ancestrais e do desenvolvimento sustentável.

🔗 Assista ao documentário do projeto: Viagem Ancestral 

Saiba mais em: https://viagemancestral.wixsite.com/viagem-ancestral

Fim do conteúdo da página