Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Estudantes do EMI Eventos realizam oficinas de crochê para a comunidade escolar do IFB
Início do conteúdo da página

Estudantes do EMI Eventos realizam oficinas de crochê para a comunidade escolar do IFB

Criado: Terça, 01 de Julho de 2025, 11h11 | Publicado: Terça, 01 de Julho de 2025, 11h11 | Última atualização em Terça, 01 de Julho de 2025, 11h13 | Acessos: 56
imagem sem descrição.

No dia 14 de julho, das 10h às 12h, as alunas do curso técnico integrado ao ensino médio em Eventos do IFB Campus Brasília promoverão a primeira oficina de crochê Do Fio ao Filme para estudantes, servidores e terceirizados do campus. O evento celebra a arte manual como forma de cuidado da saúde mental, expressão criativa e engajamento social.

As aulas de crochê serão todas as segundas-feiras, das 10h às 12h, no Coliseu e na sala D1-10. As inscrições, abertas a toda a comunidade escolar, começam hoje e vão até o dia 8 de julho. São 30 vagas e, para participar, cada estudante deve levar sua agulha. A iniciativa, coordenada pelas professoras Alice Watson e Juliana Fernandes, surgiu dentro da sala de aula, a partir do interesse das alunas. A proposta virou projeto e foi aprovada pelo Edital Pipa nº 1/2025, com bolsa para as estudantes proponentes.

Na oficina, destinada a iniciantes na arte manual, os participantes irão aprender a fazer amigurumi, mantas e outros acessórios. Como resultado da oficina, as estudantes irão bordar uma árvore do campus e doar alguns materiais produzidos para hospitais, projetos sociais e espaços de acolhimento de maternidade em outras regiões administrativas.

O projeto também pretende se estender ao público externo e chegar a espaços de acolhimento psicológico fora do Plano Piloto. Além das oficinas, as estudantes irão produzir um curta-metragem usando a técnica stop motion para contar uma história sobre transformação por meio da arte.

“Em plena era digital, atividades que exigem o toque das mãos e a escuta sensível — como tecer histórias e transformá‑las em filme — oferecem um descanso ativo: mantêm a mente engajada, despertam a criatividade e reforçam laços humanos que nenhuma tela consegue substituir”, conclui a coordenadora do projeto, Juliana Fernandes.

Faça parte da primeira turma da oficina de crochê do projeto Do Fio ao Filme – Vagas Limitadas.

Data de início: 14/7 (As aulas serão todas às segundas-feiras.)

Horário: das 10h às 12h

Local: Coliseu e sala D1-10

Link de inscrição: http://doity.com.br/oficinas-de-croche

Instagram: @dofioaofilme

Fim do conteúdo da página