Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Projeto ODS em Foco promove vivência em espaço de sustentabilidade na Asa Norte
Início do conteúdo da página

Projeto ODS em Foco promove vivência em espaço de sustentabilidade na Asa Norte

Criado: Quinta, 07 de Agosto de 2025, 10h39 | Publicado: Quinta, 07 de Agosto de 2025, 10h39 | Última atualização em Quinta, 07 de Agosto de 2025, 10h41 | Acessos: 123
imagem sem descrição.

Na última sexta-feira (1º/8), o Projeto ODS em Foco promoveu mais uma experiência transformadora com foco em educação ambiental, saúde mental e qualidade de vida. A vivência aconteceu no Espaço Méqui Sustentabilidade, na 506/507 Norte, com a participação de 13 alunos de diversos cursos e campi do IFB (Brasília, Planaltina e Samambaia), três pessoas da comunidade externa, um técnico administrativo e um instrutor colaborador.

Durante a atividade, os participantes falaram sobre resíduos sólidos e coleta seletiva, visitaram o canteiro da horta com colheita coletiva e conheceram a central de compostagem do espaço.

A ação reforça a importância da aprendizagem ativa, da escuta sensível e do cuidado com o meio ambiente e com as pessoas.

Essa vivência está diretamente alinhada com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 3 (Saúde e Bem-Estar: incentivo ao bem-estar emocional e físico por meio do contato com a natureza); ODS 4 (Educação de Qualidade: atividades de aprendizagem significativa e prática interdisciplinar); ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis: promoção de espaços urbanos verdes e sustentáveis); ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis: práticas de compostagem, reaproveitamento e gestão adequada de resíduos); ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima: conscientização ambiental para mitigação dos impactos climáticos); e ODS 15 (Vida Terrestre: preservação da biodiversidade e incentivo ao cultivo consciente).

Atividades como essa contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes, colaborativos e alinhados à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU. Também contam como atividades complementares para os estudantes do IFB.

Fim do conteúdo da página