Página inicial > Brasília > Mexido de Dança traz análises e discussões sobre a pesquisa na dança

Mexido de Dança traz análises e discussões sobre a pesquisa na dança

Criado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2013, 18h29 | Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2013, 18h29 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1990

Onde está a dança e como ela se manifesta? Para refletir essas e outras questões é que foi aberta, nesta quarta-feira, 27 de fevereiro, a sétima edição do Mexido de Dança, evento realizado pelo Coletivo de Documentação e Pesquisa em Dança (CDPDan) da Universidade de Brasília (UnB), com a colaboração do Laboratório de Arte Coreográfica e Estética (LACE) do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Apresentação de dança marca o evento

O evento reúne debates que pretendem desvendar os mistérios da dança, aliando a prática e a teoria com grandes pesquisas neste ramo artístico. Segundo uma das coordenadoras do projeto, a professora Soraia Silva, a importância do evento se dá, entre outros fatores, pelo aumento gradativo da demanda pela busca da dança no país.

“O Brasil está entrando nesse campo e temos um bom repertório, uma vez que temos uma rítmica e uma corporalidade muito grande por conta das nossas ancestralidades”, comenta Soraia. Para ela, a dança  realiza-se, primeiramente, no corpo.

“As pessoas estão sempre em busca de uma qualidade de vida, e com todos os novos aparatos tecnológicos e a correria do dia a dia os corpos ficam muito oprimidos. E esse é o papel da dança: de se tornar um meio de inserção na sociedade e de atuação nos corpos, além de fazer uma integração do ser humano e o ser espiritual”, explica a professora.

Na abertura, a professora do Campus Brasília do IFB Márcia Almeida também pôde contribuir com a riqueza dos debates. Ela falou sobre a inserção da dança na pesquisa, uma vez que os dançarinos têm a necessidade de aprofundamento no ensino dessa modalidade.

“O IFB é a primeira instituição a instaurar o curso de Licenciatura em Dança no Centro-Oeste, e agora, com o Laboratório de Arte Coreográfica e Estética (LACE), busca consolidar a pesquisa na área da dança”, comenta Márcia.

O evento segue até a próxima sexta-feira, 1.º de março, e terá mostra e vídeos explicativos sobre o projeto acadêmico, performances, mesas de debates, exposição de pesquisas de iniciação científica, entre outras atividades.  O Mexido de Dança é gratuito e aberto ao público.

Clique aqui e confira a programação completa.