Página inicial > Brasília > Professores debatem desafios da função docente na educação inclusiva

Professores debatem desafios da função docente na educação inclusiva

Criado: Quarta, 06 de Março de 2013, 13h29 | Publicado: Quarta, 06 de Março de 2013, 13h29 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1913

Aconteceu, na manhã desta quarta-feira, 6 de março, no Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), a palestra com a professora da UnB Cristina Massot, que é fonoaudióloga, mestre em Linguística e doutora em Psicologia. A palestrante, que possui experiência em educação de pessoas com necessidades específicas e em projetos de inclusão, apresentou trabalhos, expôs opiniões e deixou espaço aberto para comentários e questionamentos dos presentes.

“Aprendizagem e desenvolvimento são atos de extrema importância e acabam sendo atividades das mais gratificantes desenvolvidas pelos docentes”, afirma Cristina sobre o ato de ser um professor que se preocupa com a inclusão de um modo geral.

Para muitos docentes, a integração ainda é tratada como um tabu, pois encontram inúmeras barreiras na hora de ter um contato com alguém que necessita de atendimento específico. Cássia de Souza, intérprete de LIBRAS que participou da palestra, acredita ser de extrema importância esse tipo de ação para as participantes e para o próprio IFB.

“Acredito que há muita relevância nisso; eu sou da área de inclusão e acho ótimo para os professores, principalmente para os bacharéis que não têm formação na área da inclusão. Geralmente, ao receber um aluno inclusivo, a primeira reação do professor é ficar assustado. A partir daí, passa a abrir a cabeça  para um novo segmento, para um novo mundo, no qual precisa lidar com alunos deficientes. Essas atitudes acrescentam um olhar diferenciado para que os professores, se não souberem, pelo menos busquem ajuda para lidar com esses discentes”, analisa Cássia.

A atividade fez parte da terceira semana da Jornada de Planejamento e Formação, organizada pelo Campus Brasília do IFB. A jornada continua acontecendo até esta quinta-feira, 7 de março.