Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Cerimônia de inauguração marca o início da Enedes no IFB
Início do conteúdo da página

Cerimônia de inauguração marca o início da Enedes no IFB

Criado: Sexta, 05 de Dezembro de 2025, 05h51 | Publicado: Sexta, 05 de Dezembro de 2025, 05h51 | Última atualização em Sexta, 05 de Dezembro de 2025, 10h17 | Acessos: 177
imagem sem descrição.

O Instituto Federal de Brasília (IFB) inaugurou nesta quinta-feira (4) a Enedes — Escola de Negócios e Desenvolvimento Social — no IFB Campus Brasília, consolidando a maior estrutura pública do Distrito Federal dedicada à inovação, ao empreendedorismo e à pesquisa em comportamento do consumidor. A iniciativa, viabilizada por uma parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), recebeu investimento de R$ 12,9 milhões e reúne ambientes modernos voltados à formação empreendedora, experimentação tecnológica e pesquisa aplicada, com potencial direto para impulsionar pequenos e médios negócios do DF.

A cerimônia de inauguração reuniu gestores da Rede Federal, representantes da ABDI e servidores, que celebraram a entrega de um espaço que passa a integrar um ecossistema público de apoio à inovação, consultoria e desenvolvimento de novos negócios. Em seu discurso, a reitora Veruska Machado reforçou o caráter transformador do projeto ao situá-lo na missão histórica dos Institutos Federais. Segundo ela, a formação profissional no Brasil precisa manter como eixo central o compromisso com o humanismo e com a transformação social. “Os trabalhadores e trabalhadoras deste país precisam ser formados para transformar a sociedade. Precisam de uma formação humanista; não basta ser um profissional de excelência – é preciso ser um cidadão de excelência. Os Institutos Federais nasceram para isso: para uma formação diferenciada, baseada em princípios epistemológicos que antes não existiam no Brasil”, afirmou.

A reitora destacou ainda que a nova escola é resultado de uma continuidade institucional essencial, iniciada com a implantação dos Centros de Formação Tecnológica na gestão da ex-reitora, Luciana Massukado. “A professora Luciana iniciou um movimento decisivo com os CFTs, e demos continuidade, porque é a continuidade somada ao trabalho que sustenta projetos dessa magnitude. Quando a diretora Cristine apresentou o projeto da professora Carla, entendemos imediatamente sua importância institucional e fomos em busca dos meios para torná-lo realidade”, disse.

Responsável pela concepção acadêmica da escola, a professora Carla Simone Castro emocionou-se ao ressaltar que a Enedes democratiza o acesso a ferramentas de inovação antes restritas às grandes corporações. Ela lembrou que estudos sobre comportamento do consumidor, fundamentais para estratégias de mercado, geralmente eram inacessíveis para pequenos empreendedores devido ao alto custo de contratação. “Agora, o IFB oferece gratuitamente aquilo que antes só grandes corporações podiam pagar. A Enedes nasce para transformar sonhos em oportunidades e para construir uma ponte sólida entre o conhecimento científico e a inclusão produtiva”, destacou.

O presidente da ABDI, Ricardo Capelli, também comemorou a entrega e afirmou que a entrega da Enedes representa a concretização de uma política pública assertiva e responsável. “O recurso não é meu, não é de quem está hoje na agência. É recurso público, e temos a certeza de que aqui ele está muito bem aplicado. A maior alegria é terminar o ano com uma entrega real, que está de pé, pronta para funcionar”, declarou. Ele também reforçou o foco social do projeto: “Esta escola vai atender grandes empresas, mas sobretudo os pequenos, que trabalham duro e só precisam de um empurrão para realizarem seus sonhos.”

Além dos laboratórios especializados — com destaque para o LabConsumer, equipado com tecnologias de ponta em neuromarketing — a Enedes reúne ambientes destinados à formação empreendedora contínua. Entre eles estão o Laboratório de Varejo e Visual Merchandising, voltado a treinamentos em vitrines, layout e experiência de compra; um estúdio profissional de conteúdo digital para produção de videoaulas e podcasts; uma sala interativa com painel de LED para cursos, transmissões e webconferências; e o Coworking IFB Mais Empreendedor, destinado ao atendimento e orientação de quem deseja iniciar ou expandir seus negócios.

A escola também ampliará seu alcance com a Rota Empreendedora — um ônibus-escola totalmente adaptado para levar cursos, capacitações e atendimentos a regiões administrativas periféricas — e com o IFB Digital, plataforma de cursos gratuitos que permitirá atender estudantes de todo o Brasil.

As projeções para 2026 mostram a dimensão do impacto esperado. A Enedes prevê capacitar anualmente pelo menos 500 empreendedores, publicar 20 pesquisas científicas, incubar 50 novas empresas, alcançar 5 mil estudantes pela plataforma digital, atender 1.000 participantes em atividades presenciais e oferecer consultoria direta a mais de 500 empreendedores por meio da Rota Empreendedora. As expectativas também envolvem a ampliação de parcerias com empresas, instituições científicas e órgãos públicos, fortalecendo a produção de conhecimento e aumentando a competitividade do setor produtivo local.

Com a inauguração da Enedes, o IFB posiciona-se como referência nacional em inovação aplicada, inclusão produtiva e empreendedorismo social. A nova escola consolida o compromisso do instituto com o desenvolvimento científico e econômico do Distrito Federal, reafirmando o papel da educação pública como motor de transformação e progresso social.

Fim do conteúdo da página