Evasão Escolar é debatida no encontro Diálogos Fomativos
“O que pode ser feito para um aluno não abandonar os estudos?” Foi essa pergunta que norteou o debate do encontro Diálogos Formativos, que aconteceu na manhã desta terça-feira, 9 de abril, no auditório do Campus Brasília.
Segundo a palestrante, a professora da Universidade de Minas Gerais (UFMG) Rosemary Dore Heijmans, a principal atitude que deve ser trabalhada para responder a esse questionamento dentro de qualquer instituição de ensino é a prevenção.
“Prevenir – e é por isso que estudamos e pesquisamos. A evasão, por muito tempo, foi vista como algo que era culpa somente do aluno, e pesquisas contemporâneas revelam um dado contrário a esse, indicando que existem diversos fatores externos, como individuais e institucionais, que podem e vão influir na educação do estudante”, comentou a palestrante.
Rosemary, que falou sobre o tema com servidores e estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB), atualmente coordena a pesquisa “Educação Técnica de Nível Médio da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais: Organização dos IFs, políticas para o trabalho docente, permanência/evasão de estudantes e transição para o ensino superior e para o trabalho”.
A estudante do curso técnico em Eventos Sônia Marques participou da discussão. A aluna desenvolve uma pesquisa sobre a temática, junto com colegas de curso e sob a orientação da professora Denise Moura.
“Estamos, eu e meu grupo, com a incumbência de fazer uma pesquisa com a finalidade de identificar as possíveis causas que levam os alunos do Instituto a desistências. Essa apresentação, com porcentagens e dados gerais, vai nos ajudar bastante”, destaca a estudante.
Diálogos
O projeto Diálogos Formativos, que acontece no IFB desde o ano de 2011, busca debater, mensalmente, temas de interesse da Educação Profissional. O tema dessa edição de abril foi “Educação Profissional e Evasão Escolar”.
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