Página inicial > Brasília > Aula aberta sobre raça e racismo no Brasil

Aula aberta sobre raça e racismo no Brasil

Criado: Sexta, 12 de Abril de 2013, 18h35 | Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2013, 18h35 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3093

Às 14h desta sexta-feira, 12 de abril, aconteceu a primeira aula aberta do Grupo de Pesquisa “Estudos Culturais sobre classe, gênero e raça” do Instituto Federal de Brasília (IFB), no auditório do Campus Brasília.

A aula, que teve como tema “Raça e Racismo no Brasil”, foi conduzida pelo professor Glauco Vaz Feijó, professor das disciplinas de Cultura e Sociedade, Sociologia, Ciências Políticas e Política Cultural, e contou com a participação de estudantes e professores.

O professor Glauco esclarece que as aulas abertas não são ainda frutos de trabalhos do grupo, criado há menos de seis meses. “As aulas são exposições panorâmicas dos debates sobre cada um dos temas abordados pelo grupo durante todo o século XX”, comenta.

Na aula de hoje, foram apresentados os debates sobre a questão racial no Brasil desde o final do século XIX, quando predominavam as concepções do racismo científico, até os dias atuais, em que as políticas de ação afirmativas se tornaram uma realidade e uma grande conquista dos grupos que enfrentam o racismo em nosso país.

O grupo iniciou suas atividades em setembro do ano passado, com o objetivo de estudar as relações e realizar pesquisas. Interdisciplinar e multicampi, a equipe já realizou a primeira semana da consciência negra no campus, o projeto “Ser Negra”, sendo considerado bem-sucedido pela comunidade estudantil.

Estão programadas para o mês de abril mais duas aulas abertas: uma para o dia 19, com o tema sobre gênero, e outra para o dia 26, com a temática de classe. O projeto conta atualmente com 5 estudantes, 1 pedagoga e 3 professores.