Página inicial > Brasília > Campus Brasília empossa membros do Conselho Gestor

Campus Brasília empossa membros do Conselho Gestor

Criado: Terça, 16 de Abril de 2013, 16h46 | Publicado: Terça, 16 de Abril de 2013, 16h46 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2205

A partir da noite dessa segunda-feira, 15 de abril, o Campus Brasília do IFB conta com um novo instrumento de consulta para sustentar as ações que serão tomadas para o desenvolvimento da unidade. Isso porque foi instituído, oficialmente, com a posse de seus membros, o Conselho Gestor do campus, criado com a função de apoiar as decisões na gestão administrativa e acadêmica da unidade.

O diretor Gustavo Felice abre a cerimôniaNa cerimônia de posse, que aconteceu no auditório do campus, estiveram presentes servidores, estudantes e membros da comunidade civil. Segundo o diretor-geral da unidade e presidente do Conselho, Gustavo Barros, a primeira reunião do grupo deve acontecer já no mês de maio.

Gustavo conta que nos encontros serão debatidos temas que, segundo ele, vão ao encontro da melhoria contínua da qualidade do ensino. “Temos como foco o alcance das metas da política educacional do IFB e do país, além do desenvolvimento dos aspectos científicos e tecnológicos”.

Além de representantes internos do campus, como professores, estudantes e técnicos administrativos, o Conselho conta com membros da comunidade civil, como é o caso de Saulo Santiago. Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Brasília, Saulo espera contribuir, positivamente, com o desenvolvimento da instituição.

“Sem a comunidade participando – os alunos, os professores, os técnicos, mas também as pessoas da própria comunidade, do povo de um modo geral – nenhuma instituição vai adiante nos seus propósitos, já que, hoje em dia, esse intercâmbio entre a sociedade civil e o estado está cada dia maior e mais importante”, analisa.

Entenda o que é o Conselho Gestor

O Conselho Gestor tem a atribuição de apoiar a gestão administrativa e acadêmica das unidades, reunindo-se, periodicamente, para acompanhar o andamento das decisões de interesse da comunidade acadêmica. O órgão tem caráter consultivo, decidindo, por meio de votação de seus membros, os assuntos a serem apreciados nos encontros.

Eu acredito que a criação desse conselho já ajuda muito tanto os discentes quanto o IFB, de uma forma geral – afirma Tainah Ranzeiro, empossada como representante suplente dos alunos.

Esses órgãos são compostos pelo diretor-geral e representantes – do corpo docente , dos técnicos administrativos, do corpo discente, da Administração Regional, do Conselho de Segurança e dos arranjos produtivos sociais ou culturais da comunidade. Além de Brasília, o conselho já está instituído nos campi Gama, Planaltina, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga Centro.

No Campus Brasília, a estudante do curso técnico em Eventos Tainah Brochado Ranzeiro foi empossada ontem como representante suplente dos alunos. A estudante acredita que os estudantes poderão usufruir muito desse novo espaço.

“E eu tenho isto muito claro: que não é discente contra docente ou contra a administração do campus e sim todos juntos por um bem maior, que é desenvolver o IFB. Eu acredito que a criação desse conselho já ajuda muito tanto os discentes quanto o IFB, de uma forma geral”, conclui.

Empossados

Foram empossados, na cerimônia da última segunda-feira, os seguintes membros:

Gustavo Filice de Barros (Presidente) – Diretor-Geral do Campus Brasília;

Magno Alves de Oliveira (Representante Docente);

Pollyana Maria Ribeiro Alves Martins (Representante Técnico-Administrativa);

Francisco Chagas Miranda da Costa (Representante Discente) – Titular;

Tainah Brochado Ranzeiro (Representante Discente) – Suplente;

José Messias de Souza (Representante da Administração Regional da RAI);

Saulo Santiago Manso Pereira (Representante do Conselho de Segurança da RA I) – Titular;

Maria Celeste Bezerra da Silva (Representante do Conselho de Segurança da RA I) – Suplente;

Rosa Coimbra (Representante do Arranjo Produtivo Local – Cultural) – Representante do Fórum de Dança do Distrito Federal.