Página inicial > Brasília > Estudantes conhecem a história do voto no Brasil

Estudantes conhecem a história do voto no Brasil

Criado: Quinta, 09 de Mai de 2013, 10h50 | Publicado: Quinta, 09 de Mai de 2013, 10h50 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2321

A professora de Português do curso técnico em Serviços Públicos do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília, Margarida Flor Távora, levou ontem seus alunos para uma visita ao museu do Tribunal Superior Eleitoral. Eles foram recepcionados e guiados por Ane Cajado, historiadora e curadora da exposição “Voto no Brasil: uma história de exclusões e inclusões”.

Dividida em três ambientes, a exposição conta a história das eleições no Brasil Colônia, na República Velha e na contemporaneidade. De acordo com a historiadora, negros, mulheres, índios, portadores de hanseníase e artesãos, entre outros, não tinham direito a escolher seus representantes na Primeira República. Nessa época as eleições eram indiretas, numa fase conhecida como “Era do voto cochichado”.

A aluna Silvana Falcão, após ouvir explicações sobre as lutas travadas por mulheres e lideranças negras para conquistar o direito ao voto, declarou: “Eu já ficava revoltada quando cidadãos diziam que não iriam votar porque não vale a pena, ou confessavam que votaram em branco ou nulo. Agora que aprendi tudo isso, minha revolta aumentou. E continua, em desabafo: "Houve tantas batalhas, tantas prisões e até mortes para que conseguíssemos chegar à democracia, e nem assim as pessoas têm consciência da importância de votar!”.

Ao lado de documentos, como títulos de eleitor, livros, máquinas de votação e urnas, estão expostas réplicas de obras de arte famosas que retratam cada período das eleições no Brasil. A aluna Lívia Rodrigues, que estava há 15 anos sem estudar, antes de ser sorteada para uma vaga no curso técnico em Serviços Públicos, resumiu em poucas palavras o que achou da visita técnica: “Foi maravilhosa! Adorei!”.