Página inicial > Brasília > Área de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Campus Brasília realiza encontro entre Setor Produtivo e estudantes da área de Eventos

Criado: Quarta, 22 de Mai de 2013, 12h25 | Publicado: Quarta, 22 de Mai de 2013, 12h25 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2310

Os alunos do terceiro módulo do Curso Técnico em Eventos do Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus Brasília – realizam, no próximo dia 28, às 19h30, evento com o intuito de reunir representantes do sistema produtivo da área de Turismo, Hospitalidade e Lazer. O “Encontro e Conteúdo: Encontro Entre Estudantes, Profissionais e Setor Produtivo”, atividade proposta pelas professoras Elissélia Ramos e Sandra Mara Tabosa, docentes do componente curricular Prática em Eventos, tem, ainda, o objetivo de aproximar os estudantes que concluem a formação neste semestre letivo ao mercado de trabalho, sob o slogan “IFB de Mãos Dadas com o Futuro”.

Empresários e diversos representantes da área foram convidados pelo Diretor-Geral do Campus Brasília, Gustavo Filice de Barros, e pelo Coordenador do Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer do IFB, Luiz Daniel Junqueira, a comparecer ao coquetel, que conta com mostra de trabalhos realizados no decorrer da formação da turma, diálogo com o sistema produtivo e banco de talentos. Outra atração para a noite é a apresentação musical de Karen Kadija.

O evento é um marco motivador para as relações entre o IFB e o mercado de trabalho, como ressalta Sandra Mara Tabosa. ”O ‘Encontro e Conteúdo’ é uma aproximação com a área de Turismo, Hospitalidade e Lazer, um intercâmbio de ideias e um estímulo de parcerias entre o Instituto e o sistema produtivo”, argumenta.

O Projeto

O Evento, criado pela turma, partiu da ideia exposta em um projeto produzido no segundo semestre de 2012 pela aluna Andréa Karoline Costa, intitulado “Divulgando o IFB”. O objetivo era oferecer um café da manhã para representantes do setor de Turismo, Hospitalidade e Lazer, estreitando assim o relacionamento entre os estudantes do IFB e o sistema produtivo.

A ideia principal foi apresentada pelas professoras à turma do noturno, que, dentro das possibilidades, reutilizaram e readaptaram a sua realidade, com intuito educacional. “A realização deste projeto proporciona práticas que contemplam diversas dimensões do planejamento e da organização de eventos”, explica Elisselia Ramos.

A turma foi divida em comissões para realizar as etapas do evento. Os grupos trabalham nas áreas de alimentos e bebidas, arte, registro e divulgação, banco de talentos, cerimonial, decoração, mostra de trabalhos acadêmicos e recepção.

Outra proposta para o evento, é que os alunos utilizem sua capacidade de articulação para levantar recursos, principalmente por meio de apoio e/ou patrocínio.

Parcerias

Algumas empresas também fazem parte do “Encontro e Conteúdo”, como apoiadoras. Para evitar gastos financeiros por parte da turma, as professoras propuseram aos grupos se articularem com a finalidade de conseguir apoio, por meio de serviços e produtos, que viabilizassem a execução do projeto proposto.

Na área de alimentos, a turma recebeu o apoio do Deputado Izalci Ferreira e das empresas Eva Buffet e Tapiocaria Sabor do Nordeste. As bebidas receberam o apoio do Mercado Siqueira. Já a equipe de decoração fechou parceria com a floricultura Onoyama Flores e o Mercado Nossa Venda.

O grupo responsável pela apresentação cultural, por sua vez, garantiu a apresentação da cantora Karen Kadija, que interpretará clássicos da MPB. “Além de estar ajudando a turma que está realizando este evento, essa parceria pode, de alguma forma, possibilitar novos contatos profissionais entre empresários e produtores para novas parcerias”, destaca a intérprete.

Os empresários das áreas de Turismo, Hospitalidade e Lazer e produtores de eventos que manifestarem interesse em comparecer ou obter mais informações sobre o “Encontro e Conteúdo” ainda podem participar. Basta entrar em contato pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando nome completo, empresa que está representando e telefone para contato.

Evento:

“Encontro e Conteúdo: Encontro Entre Estudantes, Profissionais e Setor Produtivo – IFB de Mãos dadas com o Futuro”.

Quando: 28 de maio de 2013, início às 19h30.

Local: Instituto Federal de Brasília – Campus Brasília (L2 Norte, Quadra 610 norte – Brasília/DF)

Programação:

19h30 – Abertura

20h10 – Mostra de trabalhos acadêmicos dos estudantes do Curso Técnico em Eventos.

20h30 – Diálogo com o Setor Produtivo.

21h – Banco de Talentos, coquetel e apresentação cultural.