Página inicial > Brasília > Inauguração de jardins e apresentação de capoeira marcam abertura da Semana do Meio Ambiente

Criado: Quarta, 05 de Junho de 2013, 12h37 | Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2013, 12h37 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2796

Um ambiente conectado, onde tudo remete à sustentabilidade. Assim ficou o espaço central do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), que foi transformado em uma atmosfera sustentável e de inclusão, na abertura da Semana do Meio Ambiente e da Inclusão da unidade. Na manhã desta quarta-feira, 5 de junho, a animação da turma deu uma mostra de como serão desenvolvidas as atividades do evento que seguem até a próxima sexta-feira, 7 de junho.

Quatro jardins do Campus Brasília foram inaugurados na abertura da Semana de Meio Ambiente e Inclusão.“As atividades de abertura já foram um sucesso. Só de termos conseguido essa decoração e a grande quantidade de oficinas já é uma vitória. Tivemos mais de 270 inscritos nas oficinas e nas visitas técnicas”, comemora a professora Simone Pinheiro, integrante da Comissão do Meio Ambiente do  campus e uma das organizadoras do evento, juntamente com as professoras Paula Petracco e Denise Moura.

Simone acredita que a abertura foi apenas uma mostra do que ainda será desenvolvido durante a semana. “Esse ano tem tudo para ser ainda melhor do que a edição passada, que já havia sido um sucesso. O número de oportunidades triplicou, já que em 2012 foi somente um dia de evento e dessa vez serão três dias”, comenta. Na edição de 2013, a Semana também contará com oficinas e a participação de outros campi da instituição.

O evento prossegue até a próxima sexta-feira. Na noite desta quarta, entre outras atividades, às 20h, será realizada a palestra com Marcos Sorrentino, Assessor Ambiental do Ministério da Educação. O evento é aberto e gratuito. (Clique aqui e acesse a programação completa).

Abertura

As atividades da Semana do Meio Ambiente e da Inclusão tiveram início com a inauguração dos jardins do campus. Segundo Simone, os espaços já existiam, mas não tinham nomes e a própria comunidade estudantil sugeriu a ideia de “batizá-los”.

“Foi realizada uma votação, na qual, por três dias, a comunidade pode sugerir alguns nomes e, a partir daí, fizemos uma pré- seleção para a escolha definitiva”, conta a professora.

Jardim das Frutas, Ipês em Festa, Dança das Flores e Recanto das Flores – assim serão chamados os novos espaços, que foram simbolicamente inaugurados nesta quarta-feira e identificados com placas confeccionadas pelos próprios estudantes.

Roda de capoeira foi uma das atrações da abertura.

Durante a caminhada para inauguração das placas, os presentes foram acompanhados pelo som do berimbau, tocado pelo Mestre Polêmico. Após esse momento, foi aberta uma roda de capoeira, puxada por estudantes e servidores do campus.

Presença campeã

Entre as integrantes da roda de capoeira estava a aluna do curso técnico em Eventos, Mariângela Araújo, mais conhecida como Mari Jow, que acabou de desembarcar de volta ao país.

Ela – juntamente com o Grupo Gingado, conduzido pelo Mestre Pablo – representou o Brasil e Brasília no Campeonato Mundial de Capoeira realizado, entre os dias 30 de maio e 1.º de junho, em Baku, capital do Azerbaijão.

A competição, organizada pela Federação Mundial de Capoeira (WCF), contou com a participação de mais de 40 países. Na disputa, Mari Jow sagrou-se a primeira mulher campeã mundial de capoeira. Para ela, apresentar sua arte na Semana de Meio Ambiente, após o título internacional inédito, é algo especial.

“Como organizadores da semana, nós demos a ideia de ter um mestre tocando berimbau e de gingar capoeira. Acredito que a cultura e a sustentabilidade andam juntos, e são extremamente necessárias para que a gente possa ter a consciência de preservar o nosso mundo”, comenta.

Veja mais fotos do primeiro dia da semana no facebook do IFB.