Página inicial > Brasília > Semana do Meio Ambiente e da Inclusão leva conscientização à comunidade estudantil

Criado: Sexta, 07 de Junho de 2013, 14h59 | Publicado: Sexta, 07 de Junho de 2013, 14h59 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1992

As atividades da Semana do Meio Ambiente e da Inclusão do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) só encerram na noite dessa sexta-feira, 7 de junho, mas os resultados positivos já começaram aparecer.

Oficina de Customização ensinou, na prática, como reaproveitar acessórios antigos.Durante o evento, os estudantes e professores estão colocando em prática os aprendizados adquiridos em sala de aula. Um dos principais objetivos da Semana - que está sendo alcançado – foi o de conscientizar os participantes para a quantidade de lixo produzido, oferecendo maneiras de como reaproveitar os materiais descartados.

Para a estudante do curso técnico de Eventos Fátima Santos, 45, trabalhar na produção da Semana serviu como um momento de reflexão e conscientização. Ela destaca a importância da reutilização de materiais recicláveis. “Aqui, é possível repassar para as outras pessoas, tudo que a gente aprende, e o que eu aprendi, eu vou colocar em prática, com certeza”, pontua.

Oficinas

As oficinas chamaram atenção e movimentaram a Semana de Meio Ambiente e de Inclusão. Gleide Vieira Borges, 45, do curso de Reciclagem do Campus Samambaia,  participou da oficina de aproveitamento de garrafas de vidros. Ela conta que é muito prazeroso trabalhar com materiais recicláveis e, ainda, pode ajudar na autoestima.

“E muito gratificante está aqui hoje mostrando o que eu aprendi para pessoas”, afirma. Gleide acrescenta que customização destas garrafas também pode ser lucrativo.

Mas não é só isso, na oficina de leites e pastas vegetais, com a convidada Ananda Bastos, os participantes aprenderam receitas de vitamina rica em proteínas. A intenção foi de incentivar uma alimentação mais saudável, por meio de alimentos vivos, naturais e orgânicos.

“Hoje, muitas crianças possuem intolerância a lactose e substituir o leite convencional é uma alternativa”, ressalta a palestrante.

Outra atividade bastante elogiada pelos participantes foi oficina de customização, ministrada por Vera Lúcia Rabelo. Ela contou que sempre gostou de artesanato e quando a professora perguntou quem queria ministrar uma atividade, logo ela se colocou a disposição.

“Foi gratificante ver o empenho das pessoas; produziram vários objetos bonitos”, declara.

Semana

Para os interessados, ainda dá tempo de participar da Semana do Meio Ambiente e da Inclusão do Campus Brasília. As atividades tiveram início na quarta-feira, 5 de junho, e encerra, na noite de hoje, 7 de junho. (Clique aqui e acesse a programação).

A professora Denise Moura, integrante da Comissão do Maio Ambiente do Campus, festeja o sucesso do evento. “Tivemos uma grande quantidade de escritos e a participação foi intensa”, conclui.