Página inicial > Brasília > I Seminário de Acessibilidade Arquitetônica começa hoje

I Seminário de Acessibilidade Arquitetônica começa hoje

Criado: Segunda, 23 de Setembro de 2013, 18h14 | Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2013, 18h14 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2019

Na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, no Campus Brasília, o Instituto Federal de Brasilia deu início à semana de Seminários sobre Acessibilidade Aquitetônica, cuja abertura foi feita pelo reitor  da Instituição, Wilson Conciani. Logo em seguida, a professora do NAPNE – Campus Gama Sylvana Karla apresentou o trabalho "Acessibilidade no IFB: realidade e perspectiva".

O Seminário teve como  destaque o depoimento dos alunos Gilmário Costa, estudante  do Curso Superior de Tecnologia  em Agroecologia do Campus Planaltina, que é cadeirante, e Héglison Marques, matriculado no curso Técnico em Edificações no Campus Samambaia. Os dois destacaram as barreiras arquitetônicas encontradas no dia a dia e na vida acadêmica.

"As pessoas não acreditam que uma pessoa com necessidades específicas pode fazer uma faculdade. Realmente não é fácil. O primeiro obstáculo é o transporte público. Nem todos  os ônibus são adequados  para transportar um cadeirante. Depois vem os pontos. Será que a instituição vai atender as minhas necessidades?", enfatiza Héglison Marques.

O professor e Coordenador do Programa Esportivo para Pessoas com deficiência, Wlisses de Araújo, falou das questões práticas das ocorrências da aplicabilidade do desenho universal. O desenho universal  é usado mundialmente desde 1963 e tem o objetivo de simplificar a vida de todos. "Quando fui  fiscalizar o Estádio Nacional de Brasilia, que teve custo altíssimo, não se encontrava acessibilidade nenhuma naquele lugar", disse Wlisses de Araújo.

Esteve presente também o arquiteto Sérgio Antônio Brondani, professor adjunto do Departamento do Curso de Desenho Industrial/Projeto de Produto da UFSM, que destacou as normas do desenho Industrial e a impotância da capacitação. "É importante ter capacitação para oferecer a acessibilidade para o aluno com necessidades específicas. A idéia é capacitarmos a comunidade também para que eles se ajudem. Todas as pessoas, em algum momento da vida, sentirão falta da acessibilidade", salientou Sérgio Antônio.

"Quero parabenizar o IFB e a coordenação pela iniciativa desse Seminário," finalizou Wlisses.

O Seminário de Acessibilidade Arquitetônica acontece até o dia 27 de setembro.

Confira aqui a tabela com os eventos que acontecerão nos outros campi do IFB.