Página inicial > Brasília > IFB realiza II Fórum de Educação a Distância

IFB realiza II Fórum de Educação a Distância

Criado: Quarta, 25 de Setembro de 2013, 16h28 | Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2013, 16h28 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2291

Nos dias 25 e 26 setembro, acontece, no Campus Brasília, o II Fórum de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília. Hoje, às 9h, foi realizada a abertura do evento, que contou com a presença do  reitor, Wilson Conciani, e do pró-reitor de Ensino, Adilson César de Araújo, que falou sobre os interesses e os desafios da EaD no IFB.

Os debates, que têm como ponto relevante identificar diretrizes na construção da identidade da EaD no IFB e interfaces contemporâneas que se aplicam na relação com a escola, abordaram as maneiras como as novas tecnologias aplicadas na EaD repercutem nas mudanças de hábito do processo de aprendizagem e nas possibilidades de educar e aprender.

A professora do Campus Gama Sylvana Karla Santos debateu sobre a modalidade EaD como atividade regular das interfaces contemporâneas. A professora falou sobre a importância da inclusão de pessoas com necessidades específicas, e um dos pontos que chamou a atenção de quem participava do evento foi a leitura de imagens. "Aqui no Instituto nós temos instalados leitores de tela para facilitar o uso para a pessoas com necessidades específicas", explicou durante a palestra. A professora deu o exemplo de alguns sites que usam a acessibilidade para pessoas cegas ou surdas.

O evento também contou com a presença da Coordenadora da Pós-Graduação do IFB, Ângela Menezes, que falou sobre as ações e desafios da Pós-Graduação. "Os desafios são: o fortalecimento dos cursos, diminuir a distância entre EaD e as demais instâncias IFB, articulação entre as pró-reitorias, evasão, ofertar Pós-Graduação a Distância – Lato Sensu e ofertar mestrado".

Marta Oliveira, Coordenadora-Geral de EaD, falou que o grande foco é discutir as ações e os desafios do Ensino a Distância. "Precisamos saber onde temos que melhorar o Ensino a Distância e o que devemos corrigir  nesse percurso que tivemos", finalizou a Coordenadora-Geral.