Grupo de Pesquisa do IFB apresenta o espetáculo “O [não] costume de Adão”
Nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, o Grupo de Pesquisa Coletivo de Estudos em Dança, Educação Somática e Improvisação (CEDA-SI) apresenta o espetáculo "O [não] costume de Adão". A apresentação faz parte da finalização de um projeto de extensão do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), selecionado pelo edital PROEXT 2013.
O espetáculo acontece no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Center, às 20h, nos dias 6 e 7, e às 18h, no dia 8 de dezembro. A entrada é gratuita.
Sinopse
Inspirado no ensaio “Nudez”, do filósofo italiano Giorgio Abamben, o espetáculo O [não] costume de Adão busca traçar reflexões acerca da nudez na contemporaneidade. O que me expõe em carne para uma testemunha? Incrustada na carne estão as marcas da sexualidade, que, em planos de consistência com os sentidos da alma provocam inibições, choques, denúncias, desvelamento. Dentre as reflexões é patente a ideia de que nem sempre a nudez coincide com a falta de vestes. A partir da pergunta “qual é a minha nudez?” os dançarinos buscam refletir sobre o que é estar nu e encontrar o seu estado de cena. Outra referência para este trabalho é a artista Marina Abramović.
No processo de preparação para esse espetáculo o grupo passou por experiências profundas com a Prática de Dança Contemplativa, idealizada pela norte-americana Barbara Dilley, por experiências com práticas diversas de Educação Somática, principalmente baseadas no método Body Mind Centering® e na prática de Esferokinesis®. Durante o processo de composição das cenas, a prática da Dança Contato-Improvisação mostrou frutíferos caminhos para a pesquisa.
O [não] costume de Adão
Data: 6, 7 e 8 de dezembro de 2013
Horário: sexta e sábado às 20h e domingo às 18h.
Local: Eva Herz da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Center
Elenco: Diego Pizarro, Flávia Cruz, Gregório Benevides, Lisiane Queiroz, Nininha Albuquerque, Rafael Alves, Rosana Gontijo, Thainara Moraes, Thais Cordeiro, Victória Oliveira
Direção: Diego Pizarro
Entrada gratuita
Redes Sociais