Servidores do IFB debatem sobre Gestão do Conhecimento na Administração Pública Federal
Na manhã desta quinta feira, 13 de março, servidores do Instituto Federal de Brasília (IFB) participaram de um workshop sobre Gestão do Conhecimento na Administração Pública Federal. A atividade foi conduzida pelo palestrante convidado Paulo Sérgio Fresneda, coordenador do Comitê Técnico de Gestão do Conhecimento e Informação Estratégica do Governo Eletrônico da Embrapa. O encontro aconteceu no auditório do Bloco A do Campus Brasília.
O workshop teve como principal objetivo sensibilizar os servidores para a importância da incorporação da Gestão do Conhecimento ao atual modelo desenvolvido no IFB. Paulo Sérgio acredita que a palestra é essencial para servidores públicos, pois se trata de uma estratégica inovadora para o crescimento profissional.
“Fazemos parte de um ambiente de trabalho que precisa ter organização. A ideia é melhorar o funcionamento das instituições e esse tema é central para mudanças de paradigmas que a internet está provocando no mundo na vida das pessoas, organizações e humanidade”, explica o palestrante.
Segundo esse modelo de gestão, a forma como os projetos são organizados, as inovações e as experiências são fundamentais para que os servidores possam desenvolver seu trabalho de forma mais satisfatória. A Maria Antônia de Oliveira trabalha no atendimento do aluno no Instituto Federal Norte de Minas. De férias em Brasília, ela aproveitou para participar da atividade. A servidora acredita que essa palestra vai ajudar muito no planejamento de registros de produção.
“Eu percebi a importância de conseguir ferramentas para gerenciar e organizar os dados que temos no trabalho, ter uma boa proatividade e otimização. É dessa forma que eu acredito que podemos fazer a diferença no ambiente de trabalho”, espera a servidora.
Durante a palestra, foram abordados assuntos sobre as principais políticas, ferramentas gerenciais e tecnológicas para um melhor entendimento dos processos de geração, identificação, armazenamento, disseminação, compartilhamento e uso de conhecimentos estratégicos na Gestão do Conhecimento.
Reginaldo Ramos, coordenador geral do Pronatec no IFB, também participou do evento e achou importante a troca de conhecimentos durante a palestra.
“Aprendi muitas coisas, mas o que mais me chamou atenção foi a questão da responsabilidade que cada servidor precisa ter para com a própria instituição. É muito simples criticar, mas independente do cargo do servidor, é preciso ter essa responsabilidade”, opina.
No final da palestra, os servidores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com o palestrante e aprender, na prática, como fazer um planejamento baseado nesse modelo de gestão.
Redes Sociais