Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Brasília > Servidores do IFB debatem sobre Gestão do Conhecimento na Administração Pública Federal
Início do conteúdo da página

Servidores do IFB debatem sobre Gestão do Conhecimento na Administração Pública Federal

Criado: Quinta, 13 de Março de 2014, 16h17 | Publicado: Quinta, 13 de Março de 2014, 16h17 | Última atualização em Quinta, 13 de Março de 2014, 16h22 | Acessos: 4000

 

Na manhã desta quinta feira, 13 de março, servidores do Instituto Federal de Brasília (IFB) participaram de um workshop sobre Gestão do Conhecimento na Administração Pública Federal. A atividade foi conduzida pelo palestrante convidado Paulo Sérgio Fresneda, coordenador do Comitê Técnico de Gestão do Conhecimento e Informação Estratégica do Governo Eletrônico da Embrapa. O encontro aconteceu no auditório do Bloco A  do Campus Brasília.

 

O workshop teve como principal objetivo sensibilizar os servidores para a importância da incorporação da Gestão do Conhecimento ao atual modelo desenvolvido no IFB. Paulo Sérgio acredita que a palestra é essencial para servidores públicos, pois se trata de uma estratégica inovadora para o crescimento profissional.

 

“Fazemos parte de um ambiente de trabalho que precisa ter organização. A  ideia é melhorar o funcionamento das instituições e esse tema é central para mudanças de paradigmas que a internet está provocando no mundo na vida das pessoas, organizações e humanidade”, explica o palestrante. 

 

Segundo esse modelo de gestão, a forma como os projetos são organizados, as inovações e as experiências são fundamentais para que os servidores possam desenvolver seu trabalho de forma mais satisfatória. A Maria Antônia de Oliveira trabalha no atendimento do aluno no Instituto Federal Norte de Minas. De férias em Brasília, ela aproveitou para participar da atividade. A servidora acredita que essa palestra vai ajudar muito no planejamento de registros de produção. 

 

“Eu percebi a importância de conseguir ferramentas para gerenciar e organizar os dados que temos no trabalho, ter uma boa proatividade e otimização. É dessa forma que eu acredito que podemos fazer a diferença no ambiente de trabalho”, espera a servidora.  

 

Durante a palestra, foram abordados assuntos sobre as principais políticas, ferramentas gerenciais e tecnológicas para um melhor entendimento dos processos de geração, identificação, armazenamento, disseminação, compartilhamento e uso de conhecimentos estratégicos na Gestão do Conhecimento.

 

Reginaldo Ramos, coordenador geral do Pronatec no IFB, também participou do evento e achou importante a troca de conhecimentos durante a palestra. 

 

“Aprendi muitas coisas, mas o que mais me chamou atenção foi a questão da responsabilidade que cada servidor precisa ter para com a própria instituição. É muito simples criticar, mas independente do cargo do servidor, é preciso ter essa responsabilidade”, opina.

 

No final da palestra, os servidores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com o palestrante e aprender, na prática, como fazer um planejamento baseado nesse modelo de gestão.

Fim do conteúdo da página