Encontro Distrital dos NAPNEs é aberto no IFB
Começou, nesta quarta-feira, 28 de maio, no auditório do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), o IV Encontro Distrital dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), com o objetivo de discutir as ações sobre a temática que estão sendo realizadas nas unidades.
Na manhã desta quarta, foi proferida uma palestra sobre Educação Inclusiva no IFB - Quadriênio 2010/2014 -, mesas redondas e relatos.
Segundo a professora Girlane Florindo, que apresentou o relatório de retrospectiva durante a palestra, é importante relembrar o que já foi feito e como estamos hoje no processo de funcionamento dos núcleos.
"É importante lembrar como começou, pois em 2010, não tínhamos nenhum aluno. É interessante olhar para trás e ver o que já fizemos e que nenhum momento ficamos parados, hoje tem uma resolução que legitima o NAPNE como núcleo formal”, explicou.
Alunos com necessidades específicas dos campi tiveram a oportunidade de compartilhar as experiências e dificuldades enfrentadas durante o
curso, como é o caso da Ellen Moura, estudante do Curso Superior de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do Campus São Sebastião.
Devido a deficiência visual, a aluna conta que tinha medo de não conseguir a acompanhar o desenvolvimento dos outros alunos. “Posso dizer que faço parte da inclusão social da minha classe. Ninguém me trata diferente e isso faz que eu me sinta bem. O deficiente tem dificuldades assim como qualquer outro, temos algumas limitações, mas somos capazes de fazer tudo”, contou Moura.
Abertura
A abertura do evento contou com a participação da reitora em exercício, Luciana Massukado, do pró-reitor de ensino, Adilson Cesar, e da pró-reitora de extensão, Giano Luiz Copetti.
O evento continua durante a tarde desta quarta, quando será realizado o lançamento do livro "Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva: um caminho em construção", da Editora IFB. O evento segue até esta quinta-feira, 29 de maio. A programação do evento conta com atividades como mesa-redonda, palestra, painéis e debates.
Redes Sociais