2ª Workshop de evasão escolar começou nesta quinta-feira com debates
Começou, na manhã desta quinta-feira, 29 de maio, no auditório do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB), o 2º Workshop Nacional de Evasão e Educação Profissional Técnica e Tecnológica. A edição desse ano, que tem como tema “da compreensão ao enfrentamento”, segue até esta sexta-feira, 30 de maio.
A proposta dos debates é discutir essa temática dentro do âmbito dos institutos federais. O encontro conta com presença de servidores de várias regiões do país. O assessor do Ensino Médio Técnico do IFGoiano, Cláudio Virote, avalia positivamente estes momentos e explica o porquê da importância de discussões desse tema. “A participação e o levantamento de propostas e a troca de experiências nos permite traças metas e estratégias para atuar com este problema”, explicou Cláudio.
No IFB, a evasão é um tema recorrente de pesquisas, justamente para que a instituição possa enfrentar de frente essa questão e diminuir os índices cada vez mais. A pesquisadora Sheyla Fredenhagem, uma das autoras do artigo "A voz da evasão", revelou que grande parte das desistências está ligada a necessidade básica de trabalhar, mas que por trás do motivo central há muitas outras razões que fazem o aluno desistir. “Por uma questão de sobrevivência, muitos deles priorizam o trabalho”, explica a pesquisadora.
O pró-reitor de ensino do IFB, Adilson Cesar, enfatizou a reflexão sobre a qualidade da educação brasileira e sugeriu que todos presentes fizessem a seguinte reflexão. “Devemos analisar a qualidade de educação nos últimos 30 anos. Devemos avaliar o todo, além da formação profissional. Desta forma podemos ver que este é um desafio de políticas educacionais”, comentou o pró-reitor.
O evento segue até amanhã com mais debates e sugestões. Acessando o site do evento é possível obter mais informações como programação. Clique aqui e acesse o portal do evento: http://ocs.ifb.edu.br/index.php/iiwee/workshopevasao.
Redes Sociais